Abertura do 21º CBCENF reforça valorização da Enfermagem

Representantes da Enfermagem discursam sobre união e organização da classe

27.11.2018

Presidente do Cofen Manoel Neri realiza abertura do 21º CBCENF

A abertura do 21º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF) contou com a presença de autoridades, profissionais de saúde e estudantes de todo país. O coral Zíper na Boca, da Unicamp, abriu o evento, que seguiu com a entrada das delegações nacionais e internacionais. Estiveram presentes a Organização Pan-Americana da Saúde, Conselho Internacional de Enfermagem, Portugal, América Latina e Caribe.

Os representantes de todas as delegações dos Conselhos Regionais foram apresentados pelo Enfermeiro Serge Kalongo, natural da República do Congo e convidado do Coren São Paulo. As delegações entraram no auditório com suas respectivas bandeiras, cantando músicas características de seus estados. O ato de solenidade foi iniciado com a declaração de abertura do congresso, feita pelo presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Manoel Neri, e a saudação à todas as autoridades presentes. A presidente do Coren São Paulo, Renata Pietro, deu as boas-vindas aos congressistas e afirmou a importância da troca de conhecimentos, experiências e vivências que acontecem anualmente no CBCENF e como isso tem o poder de promover ética e excelência na assistência em saúde.

Participaram também da solenidade, o deputado distrital recém-eleito, Jorge Viana, e a deputada estadual do Rio de Janeiro em seu terceiro mandato, Enfermeira Rejane de Almeida. Ambos explicitaram em suas falas o papel da política na Enfermagem desde sua base, tendo em vista os desafios e obstáculos que a classe enfrenta. A Enfermagem possui mais de 2 milhões de profissionais no país que estão na linha de frente do cuidado e assistência, além de serem a base do Sistema Único de Saúde. “Somos uma categoria grande e precisamos refletir nossa importância na política atual”, afirmou a deputada.

Manoel Neri, presidente do Cofen, reforçou a fala dos deputados e ressaltou o papel dos profissionais de Enfermagem na resistência ao desmonte do SUS e a importância de aproximar todas as entidades da classe nessa luta. “O tema de valorização da Enfermagem está mais atual do que nunca. Somos uma das maiores categorias organizadas do país e precisamos nos fortalecer para valorizar a classe, melhorar a formação dos nossos profissionais, as políticas públicas para nossos egressos e combater o desemprego e subemprego.”, afirmou em sua fala. Segundo ele, 60% da mão de obra da saúde é composta por enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem que cuidam diretamente da população e estão presentes em todas as etapas da sua vida. Para Neri, a falta de representatividade política da classe e a falta de regulação do EAD na formação em Enfermagem são motivos citados por ele causadores da falta de valorização do profissional no país. Para ele, é preciso valorizar, organizar e ter a participação de todos os profissionais da área. O presidente do Cofen destacou ainda, o movimento internacional Nursing Now, da OMS, que busca valorizar e fortalecer os enfermeiros em todo o mundo e terá em breve seu lançamento no Brasil.

Foz do Iguaçu se candidata para sediar o 22º CBCENF

O prefeito da cidade de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, aproveitou a sua fala durante a abertura do congresso e fez o lançamento da candidatura da sua cidade para recepcionar o 22º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, ressaltando a admiração pela força da Enfermagem brasileira, pela organização do CBCENF e afirmando a honra que seria receber o evento na cidade do Paraná que faz fronteira com dois países da América do Sul, Argentina e Paraguai. A candidatura será analisada pelo plenário do Cofen.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais