Atendimento em Saúde da Mulher é tema de oficinas no 23º CBCENF

Cursos destacaram o empoderamento que o acesso à informação pode proporcionar para as mulheres

28.09.2021

Perguntas dos congressistas foram respondidas ao vivo pela Comissão de Saúde da Mulher

No primeiro dia de congresso, os cursos de Consulta de Enfermagem fizeram sucesso entre os participantes. A oficina, que aconteceu nesta segunda-feira (27), destacou a importância dos avanços no atendimento em saúde da mulher.

Pela manhã, o curso “Consulta de Enfermagem à Saúde Reprodutiva com abordagem nos métodos contraceptivos – fortalecendo o acesso universal ao Dispositivo Intra Uterino (DIU)”, teve foco nas análises e resultados sobre a inserção do DIU no estado de Alagoas. O enfermeiro Eduardo Araújo enfatiza que é papel da Enfermagem discutir e ampliar a conversa sobre saúde reprodutiva no Brasil, mostrando que é possível realizar esse trabalho dentro da assistência básica. Para ele, a saúde sexual e reprodutiva é um campo amplo com difíceis abordagens em uma sociedade patriarcal, mas que deve ser um diálogo realizado dentro das consultas de Enfermagem para além de atender, informar e abrir possibilidades sobre direitos reprodutivos para a mulher.

Após capacitação realizada com os enfermeiros da região pelo Coren-AL e Cofen, houve um aumento significativo no acesso e inserções realizadas pelos profissionais no estado. Como é prolongado e reversível, muitas das vezes esse procedimento é a opção ideal para as usuárias do Sistema Único de Saúde. Durante a oficina houve também uma demonstração de como ocorre a inserção do DIU, que pode ser feita sem anestesia, sendo um procedimento ambulatorial.

Cursos fizeram sucesso entre os participantes

No período da tarde, o curso “Consulta de Enfermagem a Mulher com enfoque na Consulta Obstétrica com utilização da ferramenta Ultrassonográfica” foi conduzido pelos enfermeiros obstetras Joyce Maira Bernardes e o Reginaldo Lemos, do Hospital Sofia Feldman. O curso descreveu os aspectos técnicos da utilização do ultrassom no intuito de acompanhamento de toda gestação até o puerpério e descreveu o crescimento do número de enfermeiros que estão sendo capacitados para conseguir usar essa ferramenta dentro das consultas de Enfermagem.

O coordenador da Comissão de Saúde da Mulher, Valdecyr Herdy, ressaltou que o uso das ferramentas de DIU e ultrassom são mais um ponto para compor a importância da consulta de Enfermagem. Segundo ele, é necessário fortalecer cada vez mais a consulta para melhorar o atendimento das mulheres usuárias da atenção básica.

Os congressistas puderam enviar perguntas, que foram respondidas pelos membros da Comissão de Saúde da Mulher ao vivo.

De forma geral, a oficina esclareceu o impacto da consulta de Enfermagem na atenção primária, em especial, no empoderamento e acesso à informação e atendimento que ela pode proporcionar para as mulheres.

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais