Burnout em profissionais de saúde é um dos efeitos da pandemia

Síndrome vai ser incluída na classificação internacional de doenças pela Organização Mundial de Saúde

04.11.2021

Dorisdaria Humerez, coordenadora da Comissão Nacional de Enfermagem e Saúde Mental do Cofen.

Uma das consequências mais devastadoras da pandemia é a síndrome de Burnout em profissionais de saúde. Eles trabalham na linha de frente, estão extremamente expostos ao vírus e são submetidos a jornadas de trabalho sem fim. A síndrome – que é ligada ao estresse por excesso de trabalho – vai ser incluída a partir do ano que vem na classificação internacional de doenças pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Ligado exclusivamente ao trabalho, o Burnout é um fenômeno ocupacional, uma síndrome crônica que acomete trabalhadores de diversas áreas. Entre os mais afetados estão os profissionais da saúde, principalmente pós pandemia.

Os sintomas mais frequentes são:

  • Cansaço extremo
  • Indisposição
  • Desconcentração
  • Irritabilidade
  • Perda de vontade de fazer atividades básicas

Pesquisa realizada pelo Internet Stress Management Association em 2019 aponta que antes da pandemia o Brasil aparecia na segunda colocação mundial, atrás apenas do Japão. Na época, 32% dos trabalhadores brasileiros sofriam com a síndrome.

“Ocorrem muitos pedidos de demissão na área da saúde por conta de problemas emocionais e a gente sabe que isso se inicia pelo Burnout, o que abre portas para a depressão, que pode se agravar”, explica Dorisdaria Humerez, coordenadora da Comissão Nacional de Enfermagem e Saúde Mental do Cofen.

Para dar apoio aos profissionais da Enfermagem e combater o esgotamento emocional, o Cofen criou o programa Enfermagem Solidária durante a pandemia. Cerca de 12 mil profissionais buscaram atendimento. Na lista de fatores que contribuem para o Burnout nessa área estão o acúmulo de empregos, falta de boas condições de repouso e o forte vínculo com os pacientes 24h por dia.

Confira a reportagem na íntegra.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais