Cofen apoia a Semana Mundial de Aleitamento Materno 2022

Campanha deste ano tem como tema "Fortalecer a amamentação: educando e apoiando"

27.07.2022

O leite materno é perfeito e adequado para a nutrição e necessidades imunológicas de uma criança e ajuda a prevenir infecções. A amamentação promove o vínculo entre mãe e filho, independentemente do cenário, e proporciona segurança alimentar aos lactentes desde o início da vida, contribuindo para a segurança alimentar de toda a família.

A pandemia de covid-19 e os conflitos geopolíticos se ampliaram e aprofundaram as desigualdades, levando mais pessoas à insegurança alimentar. Além disso, limitações à capacidade do sistema de saúde levaram à deterioração do apoio à amamentação. Há falta de pessoal para apoiar o aleitamento materno devido à doença, fazendo com que funcionários sejam sobrecarregados e as tarefas sejam transferidas para pessoal não treinado. As regras de distanciamento físico significaram menos contatos para alguns pais, resultando em menos conhecimento e menos oportunidades para aconselhamento em amamentação. Alguns países implementaram políticas não baseadas em evidências, como separar bebês de suas mães e desencorajaram a amamentação na suspeita de covid-19. Além disso, o apoio em amamentação de grupos de pares da comunidade não estava acessível aos pais que precisavam de ajuda por causa de contato social restrito.

As indústrias de substitutos do leite materno (SLM) influenciam as decisões de alimentação infantil dos pais. A desinformação sobre a covid-19 por um lado, e o marketing desenfreado das indústrias SLM por outro, influenciaram a opção de alimentação com fórmula como a mais segura, empurrando os pais nessa direção. As ações das indústrias SLM violam o Código Internacional de Comercialização de substitutos do leite materno e subsequentes relevantes resoluções da Assembleia Mundial da Saúde.

Patrocinar a educação gratuita de profissionais de saúde interfere no apoio à amamentação no sistema de saúde, fornecendo informações enganosas, influenciando as atitudes desses profissionais e interferindo no estabelecimento do aleitamento materno. Garantir a conformidade com o código dentro da unidade de saúde permitirá que os pais recebam informações imparciais independentes e os tornará conscientes sobre as táticas da indústria SLM.

O apoio ao aleitamento materno envolve muitos protagonistas e níveis. As mulheres precisam de apoio do serviço de saúde, do local de trabalho e da comunidade para amamentar de forma otimizada, progredindo de um nível para o outro.

Essa ação é chamada de “apoio numa cadeia de calor para amamentação”, em analogia à chamada “cadeia do frio” que é usada em saúde pública em referência às vacinas que necessitam de uma “cadeia do frio” para serem eficazes.

Há uma necessidade urgente de melhorar a educação e aumentar a capacidade de todos os protagonistas que trabalham ao longo da cadeia de calor. A Semana Mundial de Aleitamento Materno se concentrará em aumentar essa capacidade. A educação com transformação dos sistemas existentes em políticas nacionais baseadas em evidências ajudará a garantir instalações de saúde amigas da amamentação, comunidades e locais de trabalho de apoio, e irá restaurar e melhorar as taxas de amamentação, nutrição e saúde, tanto em curto como em longo prazo.

Confira a íntegra da cartilha da semana Mundial de Aleitamento Materno 2022.

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais