Cofen atualiza resolução sobre atuação do enfermeiro perfusionista

Documento amplia realização de perfusões na formação

16.04.2021

Documento amplia realização de perfusões na formação

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) aprovou, nesta sexta-feira (16/4), a atualização da Resolução 528/2016, que trata da normatização da atuação do enfermeiro perfusionista.

O profissional que deseja atuar na área agora deverá realizar pelo menos 100 perfusões supervisionadas durante a sua formação.

“A alteração busca melhorar a qualidade na formação do enfermeiro perfusionista para garantir mais segurança aos pacientes”, destacou o conselheiro relator Lauro César.

Segundo a resolução, as atividades dos enfermeiros perfusionistas devem obedecer às recomendações da Sociedade de Especialistas, ampliando o espectro de atuação do enfermeiro contido na norma atual.

À esquerda o enfermeiro perfusionista Celso Perote e à direita o conselheiro relator Lauro César

“Essa é uma profissão muito complexa e realmente necessitava da ampliação das perfusões na formação”, destacou o enfermeiro perfusionista Celso Perote.

O enfermeiro perfusionista coordena e administra as atividades do serviço de perfusão, executa a circulação do sangue e sua oxigenação extracorpórea, monitora as pressões arteriais e venosas, dentre outras funções.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais