Conselhos propõem políticas à luz da pesquisa Perfil da Enfermagem
Políticas públicas de ordenamento da formação e valorização do trabalho da Enfermagem foram discutidas em oficina
27.08.2015
Presidentes dos Conselhos Regionais, conselheiros federais, coordenadores de Câmaras Técnicas e integrantes da Comissão Nacional de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem discutiram, nesta quinta-feira (27/8) propostas de políticas públicas à luz da pesquisa Perfil da Enfermagem. Realizada pela Fiocruz, por iniciativa do Cofen, a pesquisa apresenta ampla base de dados, que devem subsidiar políticas públicas para a melhoria da profissão e da Saúde Coletiva.
A oficina teve início com a apresentação dos dados pela pesquisadora Maria Helena Machado, coordenadora nacional do Perfil da Enfermagem. O presidente do Cofen, Manoel Carlos Neri, apresentou as propostas preliminares de políticas públicas em discussão no Cofen.
Após as apresentações e debates, os participantes se dividiram em quatro grupos para discutir as propostas de políticas de ordenamento da formação e valorização do trabalho da Enfermagem. Os resultados foram apresentados ao final da tarde. A necessidade de unificar a estrutura de fiscalização, com protocolos que as tornem mais efetivas, foi um dos principais pontos de discussão.

“Dispomos de ampla base de dados para subsidiar ações para a melhoria da profissão e da Saúde Coletiva. É preciso efetivar estas mudanças, com políticas públicas que reflitam, de fato, a importância da Enfermagem”, afirmou o presidente do Cofen, Manoel Neri, que agradeceu o engajamento dos conselhos regionais.
“A Fiocruz se sente honrada em ver que os resultados das pesquisas estão efetivamente servindo de base para a transformação social”, concluiu Maria Helena Machado. As propostas, com as colaborações apresentadas, serão submetidas à plenária do Cofen.