Coren-RO aciona a Justiça para garantir teste a profissionais expostos à COVID-19

Ação Civil Pública cobra do estado disponibilização de testes e substituição dos profissionais afastados

23.04.2020

O Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO) ajuizou ação cível pública contra o estado para assegurar a realização de testes para os profissionais de Enfermagem expostos ao coronavírus. Vinte e cinco profissionais da saúde do Hospital João Paulo II, em Porto Velho, testaram positivo para COVID-19, após terem contato com pessoas infectadas pelo novo coronavírus; mais de sessenta foram afastados.

O governo de Rondônia tem o prazo de 72 horas para se posicionar na Ação Civil Pública 1004852-06.2020.4.01.4100, ajuizada na 1ª Vara da Justiça Federal pelo Coren-RO. A ação pede a disponibilização exames laboratoriais a todos os profissionais de Enfermagem, por meio do PCR, com afastamento de profissionais assintomáticos que testarem positivo, bem como a disponibilização de rede hoteleira para os profissionais em período de isolamento, e substituição imediata de profissionais afastados por suspeita de COVID-19. O despacho com caráter de urgência foi assinado, ontem (22 de abril), pela juíza Grace Monteiro.

“A contaminação em larga escala de profissionais de Saúde, além de representar um risco para pacientes em tratamento por outras doenças, pode levar a um colapso do atendimento. A preocupação do Coren-RO é garantir a segurança dos profissionais de Enfermagem e seus familiares, além da população em geral”, afirma o presidente em exercício do Coren-RO, Regis Georg.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais