Enfermagem realiza a II Marcha em defesa do Piso Salarial

Mais de 2 mil profissionais participaram do ato pela aprovação do PL 2564/2020

17.08.2021

Ato reuniu profissionais e entidades de classe da Enfermagem

Era pouco mais de 9h da manhã quando o movimento cresceu logo abaixo da Biblioteca Nacional. Mais de 2 mil profissionais da Enfermagem, sindicatos e diversas entidades de classe de quase todos os estados do país se uniram para reivindicar a aprovação do PL 2564/2020, que estabelece o piso salarial, além da carga horária de 30h semanais para enfermeiros, técnicos, auxiliares e obstetrizes.

“É necessário homenagear a Enfermagem para que o povo brasileiro também possa ser homenageado na mesma medida. Nós não vamos permitir que coloquem na gaveta um projeto tão importante para o Brasil.”, afirmou a deputada federal Erika Kokay (PT-DF).

“Esse país que tem dinheiro para comprar vacina superfaturada, tem dinheiro para dar reconhecimento aos profissionais que salvam vidas”, exclamou o deputado distrital Jorge Vianna, enquanto incitava os participantes a marcharem para o gramado em frente ao Congresso Nacional.

Antônio Coutinho, coordenador da Comissão Nacional de Enfermagem Forense do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), exaltou a luta da categoria. “Frequentamos a Esplanada há mais de 20 anos, de sol a sol e agora, diante da pandemia, a pressão é grande. Os enfermeiros desse Brasil são os cuidadores da Saúde em maior número e merecem o devido reconhecimento”, se referindo ao PL sobre a regulamentação da jornada, que tramita no Congresso Nacional há duas décadas e aguarda aprovação.

Meia hora após o início dos discursos, a multidão iniciava a caminhada, já quase em frente ao Ministério da Saúde ao som do hino pela votação: “Se o PL 2564 não votar, a Enfermagem vai parar!”

Adriano Araujo, conselheiro do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), esteve presente e fez um balanço sobre os dois últimos atos pela aprovação dos direitos dos profissionais. “Infelizmente, os projetos de grande importância só saem com uma grande pressão. A Enfermagem vem mostrando a sua força. Não paramos durante a pandemia e ainda estamos firmes na luta pelos nossos objetivos.”

“São mais de 18 PLs tramitando na Câmara em prol da Enfermagem. A gente não vai descansar enquanto não virar lei. A Enfermagem está sofrendo e morrendo nesse momento de pandemia e merece o reconhecimento”, disse Jefferson Caproni, coordenador da Comissão Nacional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Conatenf/Cofen).

A Marcha dá continuidade à mobilização do Dia Nacional da Saúde, quando o ato “Valorizar a Enfermagem é valorizar o SUS”, promovido pelas entidades do  Fórum Nacional da Enfermagem (Aben, Cofen, CNTS, CNTSS, FNE, Anaten e Eneenf), reuniu representantes de entidades da Enfermagem de todo o Brasil, senadores, deputados e lideranças como o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais