Ministério da Saúde divulga nota informativa sobre a vacina HPV

Nota orienta os serviços de vacinação para otimização do uso da Vacina HPV Quadrivalente, com ampliação temporária da faixa etária

01.09.2017

Em NOTA OFICIAL, a Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações DO mINISTÉRIO DA sAÚDE solicita, em carácter excepcional, que sejam estabelecidas estratégias para que a ampliação temporária da faixa etária para receber a vacina HPV Quadrivalent, em função dos estoques disponíveis nos serviços de vacinação e que apresentam data de validade até o mês de setembro de 2017.

No caso excepcional, a orientação é de que devem ser vacinados indivíduos de ambos os sexos , na faixa etária de 15 a 26 anos de idade. O esquema vacinal consiste em três doses, zero, dois e seis meses. O órgão ressalta que a rotina de uso desta vacina nos grupos prioritários deve ser mantida e fortalecida nas faixas etárias preconizadas no Calendário Nacional de Vacinação.

A Vacina HPV Quadrivalente é segura, eficaz e é a principal forma de prevenção contra o aparecimento do câncer do colo de útero, quarta maior causa de morte entre as mulheres no Brasil. Nos homens, protege contra os cânceres de pênis, orofaringite e ânus. Além disso, previne mais de 98% das verrugas genitais, doença estigmatizantes e de difícil tratamento.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais