Ministério Público recomenda contratação de profissionais de Enfermagem

A contratação é para o município de Palmas

06.05.2020

Com base no relatório de fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR), o Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR) emitiu ao Instituto Santa Pelizzari, localizado no município de Palmas, região sul do Estado, uma recomendação de contratação de profissionais de Enfermagem para suprir a defasagem no hospital e garantir a qualidade da assistência.

A ação do MPPR foi criada a partir dos acionamentos jurídicos do Coren-PR sobre as irregularidades verificadas durante a fiscalização no Instituto. Foi verificado número de técnicos de Enfermagem inferior ao recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de acordo com a Resolução RDC/Anvisa n.º 26/2012.

A recomendação administrativa também destaca a inexistência, verificada durante a fiscalização, de enfermeiro para supervisionar o trabalho de técnicos e auxiliares de Enfermagem durante todo o período de funcionamento da instituição.

O documento expedido, dentre outros pontos, considera “que a inexistência de profissionais de Enfermagem capacitados e em número suficiente para prestar segura e adequada assistência de Enfermagem coloca em risco (…) os pacientes públicos e privados atendidos no referido hospital, como também os próprios profissionais”.

O Hospital tem 30 dias para identificar as irregularidades e ilegalidades e apresentar um planejamento para contratação de novos profissionais a curto (30 dias), médio (90 dias) e longo prazo (180 dias). O prazo passa a contar a partir da expedição do documento, com data de 23 de abril de 2020.

Para a presidente do Coren-PR Simone Peruzzo, a recomendação do Ministério Público do Paraná é um resultado prático das inspeções realizadas pelos enfermeiros fiscais, que se constitui na principal função do Conselho de Enfermagem.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais