OPAS promove oficina de Práticas Avançadas no 21º CBCENF

A oficina discutiu ampliação das práticas de Enfermagem como uma estratégia de fortalecimento da atenção primária em Saúde no Brasil

26.11.2018

O presidente do Cofen esteve presente na abertura da oficina

Aconteceu hoje (26/11), durante o primeiro dia do 21º CBCENF, a oficina de Prática Avançada de Enfermagem na Realidade Brasileira da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS). A oficina teve como objetivo discutir as ampliações do campo de práticas de Enfermagem como uma estratégia de fortalecimento da atenção primária em saúde no Brasil.

Desde 2015, a OPAS tem promovido discussões sobre a implementação da Enfermagem de Prática Avançada no Brasil, voltada para a atenção primária à saúde (APS), articulando as principais instituições responsáveis pelas implementações dessas práticas no país, como os Ministérios da Educação e da Saúde e o Conselho Federal de Enfermagem. O Cofen possui desde 2016 a sua Comissão de Práticas Avançadas em Enfermagem e é parceiro da OPAS na implementação dessas técnicas, visando ampliar o escopo profissional e desenvolver o trabalho multiprofissional na atenção básica.
O presidente do Cofen, Manoel Neri, esteve presente na abertura da oficina e falou sobre a importância da incorporação das práticas avançadas não só nas políticas de saúde, mas também na formação do Enfermeiro, para que ele tenha o suporte técnico necessário para atender as demandas que já recebem no contato diário com a população.
Elena Gonzalo, professora da Escola Andaluza de Saúde Pública da Espanha falou sobre valorização profissional
“Queremos aprofundar os mecanismos e as práticas do escopo, melhorando a qualidade do SUS e contribuindo com a maturidade do sistema para atender mais demandas e cuidar melhor da população”, afirmou, em sua fala, Monica Padilha, da OPAS-Brasil. Segundo ela, é preciso conhecer o que já foi feito e conectar equipes multidisciplinares que abordem a temática para agir em conjunto.
Em um panorama global é necessário levar em consideração o contexto e momento de cada país, para então mapear e aplicar as práticas necessárias, facilitando o atendimento, melhorando os processos de cuidado e atuando em colaboração com todos os profissionais de saúde envolvidos.
Segundo Elena Gonzalo, professora da Escola Andaluza de Saúde Pública da Espanha, os países que investiram em práticas avançadas na Enfermagem são os que tem as maiores taxas de enfermeiro por pessoa. Esse dado mostra o potencial da valorização do profissional de Enfermagem, tema do 21º CBCENF.
Foram apresentadas experiências nacionais e internacionais durante oficina

Para Elizabete Pimenta, membro da Comissão de Práticas Avançadas em Enfermagem do Cofen, este é um tema importante no momento atual da profissão, pois é necessário melhorar os acessos aos cuidados e a resolutividade na atenção em saúde no SUS.

“Contamos com os principais órgãos nacionais e internacional, que podem atuar como protagonistas nesta discussão, além de representantes de Estados, onde as práticas tem avançado, como Minas Gerais e Santa Catarina”, afirmou.
Também foram apresentada experiências nacionais e internacionais da ampliação dos escopos de prática na Atenção Primária em Saúde, que devem ser consideradas para planejamento e aplicação em todo o Brasil. O coordenador da Comissão de Práticas Avançadas em Enfermagem do Cofen, Carlos Cunha, afirmou que em 2019 o Cofen irá desenvolver, em parceria com a Universidade de Brasília, a pesquisa “Práticas de Enfermagem no Contexto da Atenção Primária à Saúde (APS): Estudo Nacional de Métodos Mistos, para então iniciar a implantação de protocolos de práticas avançadas em todos os estados brasileiros.
Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais