Seminário de Fiscalização do Coren-BA discute SAE e dimensionamento

Cleide Mazuela, especialista em Gerenciamento de Enfermagem e coordenadora da Câmara Técnica de Legislação e Normas (CTLN/Cofen), conduziu oficina

09.08.2017

Presidente do Coren-BA, Maria Luísa Almeida, abriu o seminário

Mais uma edição do Seminário de Fiscalização começou nesta terça-feira (8/9), reunindo as enfermeiras e enfermeiros fiscais de todas as Subseções do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), no auditório da Sede do Conselho. A presidente do Coren-BA, Maria Luísa Almeida, abriu o evento que segue até quinta-feira (10). Maria Luísa destacou a importância do enfermeiro fiscal e de como ele se coloca diante da saúde, especialmente, em momentos de crise como a que o Brasil enfrenta hoje. “Nós somos agentes sociais e políticos de transformação e de enfrentamento num momento como este em que o SUS enfrenta um esfacelamento, é nosso papel defender uma atenção de qualidade, inclusiva e democrática e um Sistema de Saúde Universal”, afirmou a presidente.

A programação teve início com dinâmicas de grupo conduzidas pela psicóloga Melissa Coutinho, especialista em Somatic Experiencing (S.E.) e Coaching com PNL. As atividades seguiram com a Oficina de Dimensionamento, promovida pela especialista em Gerenciamento de Enfermagem e coordenadora da Câmara Técnica de Legislação e Normas (CTLN/Cofen), Cleide Mazuela. A oficina abordou a legislação do Dimensionamento de Pessoal, com foco nas alterações trazidas pela Resolução Cofen 543/2017.

Cleide Mazuela (CTLN/Cofen) conduziu oficina sobre Dimensionamento Profissional

A Oficina de Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) Descomplicada, ministrada pelo doutor em Enfermagem pela USP e diretor do Comitê de Educação e Pesquisa da NANDA Internacional, Marcelo Chanes, deu início à programação desta quarta-feira (9/8). O seminário prossegue até amanhã.

A gerente do Defis, Adirah Queiroz, avalia os temas discutidos no Seminário como de grande importância para o exercício do trabalho fiscalizatório. “As mudanças no dimensionamento discutidas ontem e a Oficina de hoje sobre SAE são assuntos extremamente importantes para nós (fiscais), pois são nesses dois temas que se concentram as principais irregularidades que encontramos nas instituições”, destacou Adirah.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais