20º CBCENF terá curso e mesa redonda sobre hipnose

Além do controle da dor, a hipnose é usada para controle de ansiedade, fobias e hábitos como o tabagismo e alcoolismo.

11.05.2017

“A proposta é trazer a hipnose como ferramenta de apoio terapêutico para pacientes e para os próprios profissionais”, explica Fabio Puentes

A programação do 20° Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF) abrirá espaço para curso e mesa redonda sobre hipnose. Integrante da Comissão Científica, a conselheira federal Dorisdaia Humerez recebeu nesta quinta (11/5), na sede do Cofen, o hipnólogo clínico Fabio Puentes, , colaborador do Instituto de Neurologia e Cirurgia de Trauma do Hospital de Clínicas FMUSP, para discutir a programação.

“A proposta é trazer a hipnose como ferramenta de apoio terapêutico para pacientes e para os próprios profissionais da Enfermagem”, explica Puentes. Além do controle da dor, a hipnose é usada para controle de ansiedade, fobias e hábitos como o tabagismo e alcoolismo.

Para Dorisdaia Humerez, as técnicas de auto hipnose têm grande potencial para bem-estar do profissional. “Além de enfrentar longas jornadas, a equipe de Enfermagem sofre muito desgaste por lidar, em seu dia a dia, com o sofrimento e a dor. Podemos nos beneficiar de técnicas que aliviam a ansiedade e o estresse”, avalia a conselheira.

Fabio Puentes estima que quinze minutos de hipnose proporcionem relaxamento comparável a duas horas de sono fisiológico.

“Este diálogo inicial serve de base para futuras discussões sobre parâmetros de uso de técnicas de hipnose por profissionais de Enfermagem”, afirma a conselheira Dorisdaia, lembrando que as técnicas já têm ampla utilização pela Enfermagem em outros países. No Brasil, a maior parte dos conselhos profissionais da área de Saúde têm resolução sobre o tema.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais