Cofen realiza 6º Fórum de Atenção Primária à Saúde e Imunizações

Profissionais discutiram temas do cuidado de pacientes na APS

12.12.2022

Encontro trouxe reflexões sobre as melhores práticas de APS

A Câmara Técnica de Atenção Básica à Saúde (CTAB) do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) realizou na tarde de quinta-feira (8), com transmissão pelo CofenPlay, o 6º Fórum de Atenção Primária à Saúde (APS) e Imunizações.

Com o tema “Urgências e emergências na Atenção Primária à Saúde: desafios e manejos na prática de Enfermagem”, o encontro trouxe reflexões sobre as melhores práticas de APS e os desafios da profissão no atendimento às necessidades da população.

Primeira a dividir suas experiências, a enfermeira Bruna Oliveira destacou a importância da escuta para a melhor avaliação do risco potencial do paciente nas emergências e para garantir o bom encaminhamento. “A gente precisa entender que para fazer um acolhimento de risco precisa ter uma escuta qualificada e uma avaliação precisa, se aquele acolhimento tem potencial de risco, como o de agudização de uma condição crônica”, declarou Bruna.

Em seguida, a emergencista Lilian Behring falou sobre sua experiência no atendimento aos casos mais comuns e do protagonismo da Enfermagem no SUS. “Precisamos pensar em saúde não só como ausência de doença, mas também no bem-estar psicossocial e na família, não só no ambiente hospitalar como em toda a sociedade”, afirmou.

Fórum tem transmissão no CofenPlay

Terceira a falar, Luana Ribeiro trouxe sua experiência trabalhando como secretária municipal em Goiânia, especialmente da necessidade do fortalecimento de políticas públicas para um cuidado mais humanizado do paciente. “Pensando em APS, ela é a ação mais estratégica porque ela é a grande ordenadora do cuidado”, definiu.

Lucélia Santos em seguida falou do papel singular e estratégico da Enfermagem no objetivo de atingir a cobertura universal de Saúde. Ela dividiu a apresentação com a colega Marília Silva. “Precisamos qualificar o trabalho da Enfermagem e evitar que as UPAs se tornem UPAS da família”, afirmou Lucélia.

O evento teve fechamento do Coordenador da Câmara Técnica de Atenção Básica-CTAB, Ricardo Siqueira. “A busca da melhor assistência de Enfermagem diante de casos agudos, urgências e emergências na Atenção Primária à Saúde-APS perpassa pela formação profissional transversal, melhoria das estruturas físicas e de equipamentos nas unidades básicas do país, e se faz necessário respaldar, instrumentalizar legalmente e tecnicamente os enfermeiros e técnicos de Enfermagem que atuam na prática profissional na atenção primária em todo território nacional, mediante protocolos e portarias que fortaleçam a assistência dos profissionais de Enfermagem diante dessas ocorrências, que garantam maior autonomia e segurança técnica ao profissional e população assistida”, sumarizou.

O Fórum contou ainda com a participação dos enfermeiros Alex Leocádio, Fátima Siqueira, Marcuce Santos e José Alvarenga, que integram a CTAB, e de profissionais na modalidade online que participaram do momento de discussão.

A 7ª edição do Fórum acontece em fevereiro de 2023, a partir das 14 horas, e terá como tema “Perspectivas político-sanitárias para a Atenção Primária à Saúde – APS no novo cenário político nacional”. Para participar basta acessar a plataforma Confenplay.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais