Cofen e Coren-SP visitam navio da Marinha que vai reforçar atendimento às vítimas das chuvas em SP

Visita também foi acompanhada pelos ministros de Portos e Aeroportos, Márcio França, e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes

24.02.2023

Navio é o maior da Marinha do Brasil e atracou no Porto de São Sebastião com grande estrutura para acolher população

Integrantes da Equipe de Resposta Rápida do Conselho Federal de Enfermagem (ERR/Cofen) e representantes do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) realizaram, nesta quinta-feira (23/2), visita técnica ao maior navio da Marinha do Brasil, que atracou no porto da cidade paulista de São Sebastião com um hospital de campanha para reforçar o atendimento às vítimas das fortes chuvas que atingiram o Litoral Norte de São Paulo durante o último fim de semana. Com capacidade para comportar mais de 200 leitos, a embarcação ainda conta com sala cirúrgica e uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) completa, contribuindo para desafogar os hospitais da região.

A visita também foi acompanhada por outras autoridades, como os ministros de Portos e Aeroportos, Márcio França, e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, bem como pelo prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, e pelo secretário de Saúde, Reinaldo Filho.

Equipe de Resposta Rápida tem monitorado situação dos profissionais de Enfermagem nas áreas afetadas

Além da infraestrutura, o Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico, como é chamado, chegou ao litoral paulista com seis helicópteros e três Embarcações de Desembarque de Viatura e Pessoal (EDVP), que terão a missão de facilitar o acesso às áreas isoladas. A Enfermagem compõem a equipe multiprofissional de saúde da embarcação, ao lado de farmacêuticos, profissionais de saúde bucal, médicos e cirurgião dentista.

Entre o sábado (18) e o domingo (19), as chuvas que caíram na região foram as maiores registradas no país, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O desastre provocou deslizamentos de encostas, alagamentos, quedas de árvores e falta de luz. Segundo o último balanço da Defesa Civil Estadual, foi confirmado o registro de 49 óbitos.

Hospital vai contribuir para desafogar os hospitais da região

Cofen e o apoio à Enfermagem do Litoral Norte – Buscando apoiar a Enfermagem que vive nas áreas do Litoral Norte acometidas pelo forte temporal, o Cofen e o Coren-SP disponibilizaram formulário virtual de cadastro para que enfermeiros, técnicos, auxiliares e obstetrizes afetados sejam identificados e tenham suas necessidades avaliadas. Se você é profissional de Enfermagem, vive na região e foi acometido pelas enchentes, informe sua situação clicando aqui

A realidade da categoria nas áreas afetadas está sendo monitorada pela Equipe de Resposta Rápida. Em parceria com o Coren-SP, o grupo está realizando um levantamento do cenário local, e a partir do preenchimento do formulário pelos profissionais, vai elaborar ações de amparo para garantir a continuidade da assistência à população. Até o momento, 65 profissionais de Enfermagem acometidos pelo desastre já foram identificados

Hospital da campanha pode abrigar mais de 200 leitos

Eduardo Fernando de Souza, coordenador da ERR, destacou a relevância da atuação conjunta entre conselhos e governo municipal. “A ação integrada entre Cofen, Coren-SP e a Prefeitura de São Sebastião está sendo fundamental para a assistência aos profissionais de Enfermagem afetados pela tragédia. Por meio do apoio institucional e logístico, o Gabinete de Crise, a Secretaria de Saúde e o Fundo Social Solidariedade da cidade estão oferecendo os subsídios necessários para que possamos trabalhar em ações de amparo da categoria neste momento difícil”, acrescentou.

Representando o Coren-SP, estiveram presentes na visita ao navio os conselheiros Luciano Santos, Marcos Fernandes, Eugenio Dantas, jodervan Ferreira, Wagner Batista e Fernando Santos.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais