Cofen e Coren-SP prestam assistência a profissionais afetados pela chuva em SP

Até o momento, 72% dos profissionais acometidos pelo desastre já receberam apoio necessário

27.02.2023

Mais de cem profissionais afetados foram identificados

A Equipe de Resposta Rápida do Conselho Federal de Enfermagem (ERR/Cofen) e o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) seguem dando continuidade ao atendimento de enfermeiros, técnicos, auxiliares e obstetrizes afetados pelas fortes chuvas que caíram sobre o Litoral Norte paulista na última semana. O grupo tem mapeado as condições da Enfermagem na região e realizado a doação de cestas básicas, itens de higiene pessoal, água e colchões. Até a manhã desta segunda-feira (27/2), 72% dos profissionais acometidos pelo desastre já tinham recebido apoio solidário.

Nos momentos iniciais após a tragédia, Cofen e Coren-SP disponibilizaram formulário virtual de cadastro para que todos da categoria que foram afetados pudessem ser identificados. A partir do preenchimento das informações solicitadas, foi possível localizar 101 profissionais acometidos pelas chuvas. Deste total, 65 necessitavam de assistência. 

Grupo atua para fortalecer a assistência prestada na região e oferecer auxílio técnico aos órgãos governamentais paulistas

“A sinergia do trabalho integrado, o foco e o comprometimento de todas as equipes envolvidas estão fazendo a diferença na vida e no futuro de todas as famílias atingidas por essa tragédia. O Sistema Cofen/Conselhos Regionais utiliza o nosso melhor recurso para assistir o maior número de pessoas, no menor tempo possível e no momento que eles mais precisam”, destaca Eduardo Fernando de Souza, coordenador da Equipe de Resposta Rápida.

Além do apoio à Enfermagem, o grupo está atuando para fortalecer a assistência prestada na região e oferecer auxílio técnico às ações dos órgãos governamentais paulistas. Na última quinta-feira (23/2), a equipe realizou visita técnica ao maior navio da Marinha do Brasil, que atracou no porto da cidade de São Sebastião, uma das mais afetadas, com um hospital de campanha para reforçar o atendimento às vítimas dos deslizamentos. A vistoria também foi acompanhada pelos ministros de Portos e Aeroportos, Márcio França, e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

Equipe tem mapeado as condições da Enfermagem na região e realizado a doação de donativos

Maior índice acumulado de chuvas da história do Brasil Entre 18 e 19 de fevereiro, as chuvas na região foram as maiores registradas no país, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O desastre provocou deslizamentos de encostas, alagamentos, quedas de árvores e falta de luz. Segundo o último balanço da Defesa Civil Estadual, foi confirmado o registro de 65 óbitos.

Apoio em Saúde Mental — Para somar esforços e oferecer conforto especial àqueles que sofrem com as chuvas na região, a equipe do programa Enfermagem Solidária, que já atuou no acolhimento da categoria e da população em outras situações de desastres naturais, está se organizando para iniciar o atendimento em saúde mental das vítimas.

Equipe de Resposta Rápida — A ERR tem como missão oferecer ajuda humanitária aos profissionais de Enfermagem acometidos por desastres, em situações que demandem o emprego urgente de medidas de prevenção e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública. Sua atuação é baseada na cooperação com os Conselhos Regionais, no sentido de apoiar as ações necessárias para garantir o cumprimento do exercício profissional, a qualidade da assistência e a segurança do paciente.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais