Equipe de Resposta Rápida do Cofen leva ajuda aos profissionais no Acre

Cofen atua em parceria com o Coren-AC, Coren-RO e secretaria de Saúde, frente a enchente no rio Acre

03.04.2023

Equipe de Resposta Rápida do Cofen está no Acre, prestando apoio aos profissionais

O nível do rio Acre marcou 17,70 metros na medição das 12h deste domingo (2) em Rio Branco e segue em tendência de elevação. Segundo dados da Defesa Civil Municipal, são 18 centímetros a mais em 24 horas. Essa é a segunda maior cheia dos últimos oito anos.

Em uma ação conjunta do Coren-AC, o Coren-RO e o Conselho Federal de Enfermagem, através de sua Equipe de Resposta Rápida (ERR/Cofen), com a parceria da Secretaria Estadual de Saúde do Acre, está sendo possível acolher os profissionais de Enfermagem afetados pelas chuvas e alagamentos.

Nos momentos iniciais, a Equipe de Resposta Rápida e o Coren-AC disponibilizaram formulário virtual para identificação dos profissionais que foram atingidos pelas cheias e mapeamento das condições da Enfermagem no estado.

Além das ações de avaliação e identificação, os enfermeiros da Comissão de Saúde Mental do Coren-Acre e especialistas do programa Enfermagem Solidária do Cofen iniciaram os atendimentos aos profissionais afetados pela tragédia por telefone. O Cofen já atuou no acolhimento da categoria e da população em outras situações de desastres naturais, como em Petrópolis, no Rio de Janeiro, e recentemente no Litoral Norte de São Paulo.

Os dados do formulário online evidenciam que a categoria mais afetada foram os técnicos de Enfermagem, sua maioria concentrada na capital Rio Branco. No total de 94 profissionais que preencheram 56,4% estavam na condição de desalojado e 31,9% Ilhados e 11,7% desabrigado. Dos itens de maior necessidade tivemos com o maior número o de fralda descartáveis, em segundo cesta básica, em terceiro colchão e quarto leite. Em se tratando o vínculo empregatício a maioria são celetistas, em segundo estatutário tendo como local de trabalho em sua maioria o serviço público em um total de 52,13%. Apenas 5,32% são desempregados.

A equipe começou a entregar as doações na quarta-feira (29) na capital Rio Branco, percorrendo mais de 33 bairros, integrante da comissão gestora de crise alcançaram profissionais dos municípios de Brasiléia, Xapuri e Epitaciolândia tendo seus trabalhos aos finais de semana (1° e 2/4), alcançando 55% dos profissionais atingidos.

As atividades do grupo ainda não têm previsão de termino, pois há a previsão de fortes chuvas para a região do Acre. A equipe já iniciou trabalhos para a período pós enchente. Eduardo Fernando de Souza, coordenador da ERR/Cofen dará um curso sobre classificação de risco com ênfase em doenças pós-enchente, visando melhorar a assistência e qualificar os enfermeiros da região.

É a nona missão de ajuda humanitária da equipe, que já atuou em desastres naturais nos estados da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Alagoas e Espírito Santo. O grupo também esteve em Roraima apoiando em ações emergenciais, devido a situação de desassistência à saúde da etnia Yanomami que ocasionou a decretação de calamidade pública

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais