II Encontro de Fiscalização da Região Norte será realizado no Acre

Evento discutirá as especificidades da fiscalização nos Estados amazônicos

20.06.2023

Vem aí de 4 a 6 de julho, o II Encontro de Fiscalização da Região Norte – Efis Norte. O evento, realizado pelo Conselho Regional de Enfermagem do Acre (Coren-AC) com apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) visa discutir as especificidades da fiscalização nos Estados amazônicos, abrangendo áreas como fronteiras, saúde indígena, populações ribeirinhas e quilombolas, além de promover a troca de experiências e conhecimentos entre os participantes, a fim de encontrar soluções eficientes para os desafios enfrentados pela fiscalização nesses regionais.

Para o presidente do Coren Rondônia, Manoel Carlos Neri, o encontro será de grande importância para a fiscalização do exercício profissional do Sistema Cofen/Conselhos Regionais. “Discutiremos amplamente sobre cenários específicos e peculiares da região Norte que envolvem a atuação da enfermagem, sendo possível encontrar soluções efetivas para garantir a qualidade e a segurança dos cuidados prestados pela categoria, bem como fortalecer a valorização e o reconhecimento do trabalho dos enfermeiros fiscais”, diz.

Ao longo de três dias, fiscais, diretores, conselheiros e coordenadores de fiscalização dos Corens da Região Norte participarão de diversas palestras como os avanços e desafios da fiscalização pós pandemia, obstruções e impedimentos no ato de fiscalização, capacitação em urgência e emergência, com foco nas regiões ribeirinhas. Além disso, serão traçadas estratégias de fiscalização, ampliando o alcance das ações e discutindo acordos de cooperação entre os regionais, entre outros assuntos de relevância.

Segundo o presidente do Coren-AC, João Batista de Lima, o evento será um espaço propício para promover o aprimoramento contínuo da fiscalização nos Conselhos de Enfermagem da região Norte. Ele enfatiza que ao incentivar o diálogo, a cooperação e a busca por soluções eficientes, o evento fortalece a atuação da fiscalização. “É através das ações de fiscalização que coibimos práticas inadequadas, assegurando que os profissionais de enfermagem atuem de acordo com os princípios éticos”, afirmou.

A região Norte do Brasil compreende os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, totalizando 240.099 profissionais de enfermagem – 11,83% do total de inscritos no país, que corresponde a 2.840.722 de profissionais.

Em breve será divulgada a programação completa do evento.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais