Enfermagem ocupa espaço central nos Diálogos Amazônicos

Profissão é definida como peça-chave para o cuidado à saúde, avanço social e econômico dos povos originários

07.08.2023

Evento preparatório para a Cúpula da Amazônia discutirá mudanças climáticas

O mundo se encontrou no Brasil nesta semana para os “Diálogos Amazônicos”, evento preparatório para a Cúpula da Amazônia, que discutirá as mudanças climáticas e o desenvolvimento econômico e sustentável das florestas que ainda restam no mundo, especialmente na região amazônica. O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) em parceria com o Conselho Regional de Enfemragem do Pará (Coren-PA) fizeram uma grande articulação e a Enfermagem foi a única profissão a se incluir como temática especial na programação do evento, dada a relevante contribuição da categoria para a preservação da saúde das populações originárias que vivem nesses espaços.

O debate denominado “Enfermagem como força na saúde amazônica” foi realizado no sábado (05), no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), com a participação de profissionais e entidades do setor. “O Cofen já tem uma longa trajetória de atuação e compromisso junto a essas comunidades e pode contribuir mais. Instituímos a Comissão Nacional de Enfermagem em Saúde Intercultural (Conenfsi) e ajudamos a superar os desafios que impediam uma atuação plena e qualificada das nossas equipes, para atender integralmente às necessidades das populações originárias. Com o intuito de expandir horizontes para alcançar esses objetivos, estamos somando esforços para avançar mais”, afirma o vice-presidente do Cofen, Antônio Marcos Freire Gomes, representante da entidade no evento.

A saúde é condição básica para o desenvolvimento social e econômico de qualquer região do país, especialmente em áreas de preservação ambiental, onde residem populações originárias. “A região amazônica possui áreas de difícil acesso, o que constitui em um grande desafio para o desenvolvimento de políticas públicas de saúde, bem como a distribuição igualitária de profissionais de Enfermagem. Dentre outros cenários, é de suma importância debater o papel primordial das equipes de Enfermagem na produção da saúde, levando em consideração os saberes tradicionais dos povos nativos, bem como desenvolvimento de práticas e pesquisas. Se faz necessário também debater sobre condições de trabalho, logística para o deslocamento das equipes para o desenvolvimento de ações nos territórios e ainda pensar em educação continuada e educação em saúde com o intuito de promover qualidade de vida da população”, explica a presidente do Coren-PA, Danielle Cruz.

O saldo da discussão foi positivo. Restou evidente que os profissionais de Enfermagem possuem formação e habilidades específicas para atender às necessidades de saúde dessas comunidades, respeitando suas tradições, crenças e práticas culturais. Enfermeiros e enfermeiras são responsáveis por educar os membros dessas populações sobre a prevenção de doenças, higiene pessoal, práticas de alimentação saudável e outros cuidados básicos de saúde. Os profissionais de Enfermagem são agentes de informação e ajudam a conscientizar sobre a importância da prevenção, da vacinação e dos tratamentos de saúde, contribuindo para a redução da incidência de doenças evitáveis.

Além disso, a Enfermagem contribui para o diagnóstico e tratamento adequado das enfermidades típicas dessas regiões, com o emprego do conhecimento técnico necessário para realizar exames clínicos, coleta de exames laboratoriais, administração de medicamentos e outras intervenções terapêuticas. Com isso, a Enfermagem pode identificar precocemente problemas epidemiológicos e encaminhar os pacientes para atendimento especializado, quando necessário.

A Enfermagem também pode desempenhar papel fundamental na promoção da equidade na saúde das populações indígenas, pois essas comunidades enfrentam desafios de acesso aos serviços de saúde, como a distância geográfica, barreiras linguísticas e culturais, além de questões relacionadas à discriminação e estigmatização. Diante dessas barreiras, profissionais de Enfermagem possuem a capacidade de reduzir as desigualdades, ao oferecer cuidados de saúde acessíveis, garantindo que essas populações tenham dignidade e disponibilidade de serviços de qualidade.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais