Câmara dos Deputados presta homenagem a Manoel Neri em Brasília

Ex-presidente do Cofen e atual presidente do Coren-RO, Manoel tem 30 anos de serviços prestados à Enfermagem do Brasil

07.08.2023

Homenagem é um reconhecimento à atuação no Sistema Cofen/Conselhos Regionais

Quando o assunto é Enfermagem, Rondônia tem posição de destaque no cenário nacional. Além do notável trabalho que é desenvolvido pela categoria nas unidades de saúde, educação e pesquisa do Estado, a contribuição do enfermeiro rondoniense Manoel Neri para o avanço da profissão também ocupa lugar cativo na memória nacional. Na última quarta-feira (2), veio o grande reconhecimento: Manoel foi homenageado no plenário da Câmara dos Deputados, pelos seus 30 anos de trabalho em defesa da categoria.

Atual presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO) e eleito presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) por quatro mandatos, Manoel Neri foi agraciado com a homenagem pelos deputados federais Bruno Farias (Avante-MG) e Ana Paula (PDT-CE), que também são profissionais de Enfermagem e foram eleitos pela categoria, em 2022.

“Eu gostaria de agradecer a esse guerreiro por essa luta de mais de 30 anos pelo piso salarial e por nossa categoria. O senhor é uma referência para nós”, destacou o enfermeiro e deputado Bruno Farias. “Agradeço de coração por esse reconhecimento e asseguro que estou pronto para mais 30 anos de trabalho pela Enfermagem, pois essa é a minha missão de vida”, respondeu Manoel Neri.

Manoel é reconhecido pelas lideranças nacionais como o enfermeiro que modernizou a gestão dos Conselhos de Enfermagem, com a criação de programas de formação técnico-científica, políticas de compliance, preceitos de transparência, táticas de fiscalização e, sobretudo, pela defesa intransigente de pautas históricas da categoria, como o direito ao descanso digno, a jornada de 30 horas e o piso salarial, que está em fase de implantação e logo se transformará em realidade.

Alguns programas criados por Neri a frente do Cofen são reconhecidos internacionalmente, como o Observatório da Enfermagem, a Enfermagem Solidária e a distribuição gratuita de um milhão de máscaras N95 para profissionais de Enfermagem no auge da pandemia, quando não havia disponibilidade de equipamentos de proteção no mercado. Essa medida salvou milhares de vidas.

Neri também foi idealizador de projetosde grande escala no Brasil, a exemplo dos programas “Proficiência” que formou mais de 250 mil profissionais de enfermagem em cursos de atualização profissional e o programa Profen – Mestrado Profissional em Enfermagem Cofen-Capes que já formou 500 enfermeiros mestres e em 10 anos atingirá a marca de 900 enfermeiros mestres e 100 enfermeiros doutores, todos atuantes no Sistema Único de Saúde (SUS).

O homenageado também foi responsável pela criação da Comissão Nacional de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (CONATENF) e pela campanha Nursing Now no Brasil, entre outras demandas de destaque.

Mais do que um órgão de fiscalização, o Cofen se tornou um órgão de comunicação pública respeitado pela imprensa e pela sociedade brasileira, principalmente, pela atuação no combate a notícias falsas sobre a covid-19. Por causa dessa atuação institucional, a Enfermagem passou a ocupar lugar de destaque nas reportagens sobre saúde pública, especialmente nos últimos cinco anos.

Para Farias, a trajetória de Manoel Neri é fonte de inspiração para as novas gerações e servem como exemplo de perseverança e dedicação na busca por valorização da categoria, principalmente daqueles que mais precisam.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais