SAMU de Buritis se torna 1⁰ Suporte Intermediário de Vida da região norte

Implantação proporciona um atendimento mais qualificado e seguro ao paciente crítico nos grandes vazios assistenciais, avalia o enfermeiro Eduardo Fernando, coordenador do Conue/Cofen

29.08.2023

SIV busca preencher lacunas no atendimento de urgência

O Serviço Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu) do município de Buritis se tornou o primeiro Suporte Intermediário de Vida (SIV) no atendimento pré-hospitalar para a equipe de Enfermagem da região norte. A iniciativa visa aprimorar a qualidade do atendimento prestado à população e contribuir para a preservação da vida em situações de emergência e urgência, além de maior segurança nos atendimentos das ocorrências de maior complexidade.

O presidente do Coren-RO, Manoel Carlos Neri, considera o reconhecimento do Suporte Intermediário de Vida uma grande conquista. “Com a implantação do SIV no Samu de Buritis, objetivamos estruturar o caminho rumo a uma assistência de Enfermagem segura para profissionais e usuários. Esta conquista histórica é um passo significativo para elevar o padrão dos serviços de emergência na região norte”, afirma.

O Sistema Samu, maior rede pública regulada no país, possui 2.999 Unidades de Suporte Básico para 666 Unidades de Suporte Avançado, distribuídas em 190 Centrais de Regulação das Urgências. O reconhecimento da SIV busca preencher lacunas existentes no atendimento, conferindo maior autonomia e competências aos enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam no atendimento pré-hospitalar.

As unidades de SIV devem contar com dois profissionais enfermeiros ou um enfermeiro acompanhado de técnico, além de condutor de ambulância

Segundo o coordenador da Comissão Nacional de Urgência e Emergência do Conselho Federal de Enfermagem (Conue/Cofen), Eduardo Fernando, essa implantação proporciona um atendimento mais qualificado e seguro ao paciente crítico nos grandes vazios assistenciais e na indisponibilidade das Unidades de Suporte Avançado de Vida. “Essa iniciativa é um salto significativo na busca por resultados favoráveis nos desfechos dos pacientes em situações de média e alta complexidade”, pontua.

No Brasil, atualmente, as Unidades de Suporte Básico, em decorrência de seu grande número, acabam por concentrar parte considerável dos atendimentos às vítimas em situação de risco. As unidades de Suporte Intermediário devem contar com dois profissionais enfermeiros ou um enfermeiro acompanhado de técnico de enfermagem, além de condutor de ambulância. A atuação pode ser exercida em unidades tanto de atendimento terrestre, inclusive sobre motos, quanto aquaviárias.

A conselheira do Coren-RO Mara Bastos expressou sua satisfação com a implementação do SIV, destacando que essa iniciativa é a realização de um sonho, permitindo que o Samu Buritis atue de maneira ainda mais impactante em situações críticas. “O SIV vai garantir um atendimento pré-hospitalar qualificado, seguro e em conformidade com os protocolos estabelecidos pelo Samu”, ressalta.

O SIV consiste em um conjunto de intervenções terapêuticas de caráter temporário, executadas por enfermeiros capacitados e treinados, que visam manter as funções vitais do paciente até a chegada de uma equipe médica especializada.

Para o secretário municipal de saúde de Buritis, Adelson Ribeiro, o SIV permitirá ao Samu oferecer uma gama mais ampla de serviços médicos, incluindo procedimentos mais avançados, estabilização de pacientes em estado crítico e transporte mais especializado para os hospitais regionais. “A elevação do SAMU de Buritis para uma unidade intermediária é um testemunho do compromisso da cidade em melhorar os cuidados de saúde de sua população”, afirma.

O SIV no atendimento pré-hospitalar, nos serviços públicos e privados é regulamentado pelas Resoluções Cofen 688/22, 713/22 e 718/23.

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais