13º Senafis aborda Práticas Avançadas e novo Manual de Fiscalização

Especialistas apresentaram, na manhã do terceiro dia de evento, palestras que capacitaram participantes do evento e proporcionaram amplos debates

20.09.2023

Práticas Avançadas em Enfermagem foi tema de primeira palestra do dia

A manhã do terceiro dia do 13º Seminário Nacional de Fiscalização dos Conselhos de Enfermagem (Senafis) teve foco na implementação das Práticas Avançadas em Enfermagem (PAE) e na apresentação do novo Manual de Fiscalização, grande novidade do evento. Especialistas apresentaram palestras, capacitaram participantes do evento e proporcionaram amplos debates sobre as temáticas.

“A PAE expande os limites do escopo da prática do enfermeiro, reforçando a sua atuação clínica e promovendo melhores resultados de saúde e consequentemente o avanço da profissão. O Cofen, por meio da Comissão Nacional de Práticas Avançadas, está atento e empenhado em garantir as condições para que este campo se desenvolva o quanto antes”, salientou Betânia Santos, presidente do Cofen.

“Quando se fala na implementação dessas práticas, os enfermeiros fiscais são peças estratégicas na disseminação e desenvolvimento da área. Ao atuarem diretamente com os profissionais da assistência, os fiscais são atores estratégicos, responsáveis por capilarizar a atuação do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem”, destacou Ellen Peres, vice-presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ) e integrante da comissão.

Comissão de Práticas Avançadas em Enfermagem do Cofen apresentou palestra

“Hoje, os países mais desenvolvidos do mundo possuem a Enfermagem em práticas avançadas implementadas”, pontuou Manoel Neri, presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO). “Os enfermeiros de Práticas Avançadas chegam para resolver os vazios assistenciais que temos no país. A ênfase na implantação dessa área se dá em razão do seu potencial para ampliar o acesso e a atenção à saúde da população, sobretudo aquela em situação de vulnerabilidade”, afirmou Neyson Freire, chefe de comunicação do Cofen. 

Em seguida, os participantes do evento acompanharam a palestra “Novo Manual de Fiscalização do Sistema Cofen/Corens: Avanços e Perspectivas”, focada na apresentação das principais novidades do novo instrumento que guiará as atividades fiscalizatórias dos conselhos. Aprovada no último mês e publicada esta semana como anexo da Resolução 725/2023, a nova versão do manual fornece orientações mais claras e direcionadas sobre os procedimentos de fiscalização. Entre as novidades, está o maior dinamismo nos instrumentos fiscalizatórios, possibilitando o levantamento de dados, bem como o monitoramento e a avaliação das atividades de forma precisa. 

Graziela Cahu realizou a apresentação do novo manual, com foco nas atualizações

A gerente de fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB), Graziela Cahu, realizou a apresentação do novo manual, com foco nas atualizações. “Pela primeira vez, o documento traz os princípios gerais da fiscalização”, salientou.

Sob coordenação da conselheira federal Helga Bresciani, fizeram parte do grupo de revisão, além de Graziela Cahu, o presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO), Manoel Neri, a chefe do Departamento de Gestão do Exercício Profissional do Cofen (DGEP), Heloísa Helena e o chefe do Departamento de Fiscalização do Cofen, Walkirio Almeida.

“Os dispositivos contidos no manual vão fornecer ao Cofen as condições necessárias para supervisionar e orientar todos os serviços fiscalizatórios nos estados. “Agora, os fiscais precisam ter o entendimento de que a fiscalização, além de legal e ética, passa a envolver questões técnicas. A atualização cria um programa de educação permanente, possibilitando uma capacitação contínua das atividades fiscalizatórias, bem como painéis de referência para subsidiar os fiscalizadores em assuntos específicos”, destaca Helga Bresciani.

 

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais