Cofen recebe condutores de ambulância que buscam ajuda em fiscalização


18.10.2023

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) recebeu nesta terça-feira (17) representantes da Associação Brasileira dos Condutores de Ambulâncias (ABRAMCA). Os representantes da categoria de motoristas de ambulância procuram ajuda da fiscalização do Sistema Cofen/Conselhos Regionais para atuar em rodovias, pois os profissionais estariam sendo obrigados a praticar primeiros socorros.

O Cofen, através da resolução 713/2022, atualiza a norma de atuação de Enfermagem em qualquer tipo de unidade móvel (terrestre, aérea ou marítima) destinada ao Atendimento Pré-Hospitalar e Inter-Hospitalar. Não se reconhece como habilitados os cidadãos que fizeram cursos livres, como os chamados “socorristas”, pois esses cursos não oferecem capacitação mínima para o atendimento profissional a situações de gravidade desconhecida, com potencial risco ao paciente. O problema ocorreria especialmente em rodovias concedidas à iniciativa privada.

“Motoristas prestando primeiros socorros é uma situação que coloca os profissionais em estado de insegurança, considerando que estão sozinhos no veículo. Pedimos aos motoristas que formalizem a demanda para que pudéssemos orientar nosso sistema de fiscalização para combater descumprimento de norma que prejudique o atendimento da população”, declarou o vice-presidente do Cofen, Antonio Marcos.

Compareceram à reunião o presidente do Sindicato dos Condutores de Ambulância do Estado de Sergipe (Sindconam-SE), Robério dos Santos; o vice-presidente do Sindconam-SE, Alex de Jesus; o presidente do Sindconam-RJ, Henrique Granadeiro, e o presidente do Sindconam-MA, Fernando França.

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais