Mesa redonda do 25º CBCENF debate a importância do SUS na atenção primária

Palestrantes debatem sobre a contextualização e o futuro da categoria na área

24.10.2023

Enfermagem tem papel essencial na luta pela qualidade da assistência na APS

Na manhã desta terça-feira (24), o 25º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem debateu, em mesa redonda, sobre as práticas de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde (APS). Os palestrantes relataram os desafios enfrentados pela categoria e a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) para o país.

Para entender o tema dessa discussão, Maria Souza apresentou dados para contextualizar os congressistas sobre a saúde brasileira. A professora da Universidade de Brasília (UnB) afirma que a Enfermagem ainda enfrenta inúmeros desafios relacionados ao mercado de trabalho, assim como a desvalorização profissional.

Maria ainda reflete que a Enfermagem é categoria essencial para lutar contra as barreiras sociais, fazendo a diferença. “Faça essa pergunta: Qual o modelo de atenção à Saúde que eu estou construindo? Temos que ter a noção de que somos sujeitos estratégicos e fortes para fazer a diferença social”, diz.

A professora incentivou congressistas a refletirem sobre as atitudes que tomam pela saúde

O SUS, enfoque da discussão, está presente em todos os 5.570 municípios do país e 1915 dependem exclusivamente dele. O Brasil é o único país com mais 100 mil habitantes que possui um sistema gratuito de saúde.

Representando a Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Ana Cláudia Cardoso promoveu o debate sobre o futuro da APS no país. “Precisamos de mais especializações na área, de reestruturação do papel da APS na rede de atenção e vigilância à saúde, mudanças no financiamento e distribuição de recursos pelo país”, afirma.

A Enfermagem é peça fundamental para políticas públicas da saúde e da APS. É necessária a legitimação e ampliação do escopo de práticas, promovendo um cuidado integral. Os congressistas foram provocados durante a palestra a se posicionarem pelas condições de trabalho merecidas no ambiente profissional.

“Será impossível alcançar a saúde para todos sem agir sobre os determinantes sociais, econômicos, ambientais e comerciais da saúde brasileira”, finaliza o palestrante Linconl Benito.

Acompanhe a programação científica – Depois do segundo dia do maior evento de Enfermagem da América Latina, a sessão científica ainda ficará gravada para futuros acessos, na multiplataforma CofenPlay, com emissão de certificados.

Fonte: Ascom - Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais