Comissão Nacional de Urgência e Emergência simula acidente com múltiplas vítimas

Simulação realística qualifica o atendimento em urgência e emergência

30.10.2023

Simulação aconteceu no último dia do evento

A Comissão Nacional de Urgência e Emergência do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) realizou na manhã do último dia do 25° CBCENF, uma simulação de acidente com múltiplas vítimas de acidente de carro. Houve interação com os congressistas e participação do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, SAMU da Paraíba e Polícia Rodoviária Federal.

Coordenados pelo Corpo Militar da Paraíba, em parceria com o Cofen, participaram desses simulados mais de 100 profissionais das equipes de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU192) de João Pessoa e Goiana, Grupamento Tático Aéreo (GTA), Regimento de Operações Táticas com Apoio de Motos da Policia Militar da Paraíba (ROTAM-PMPB), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (SEMOB) de João Pessoa e Unimed João Pessoa.

Participaram mais de 100 profissionais

Durante a simulação foi utilizado o método de triagem de vítimas START, mais utilizado ao redor do mundo para triagem primária de incidentes com múltiplas vítimas. Com perguntas simples e objetivas, é possível classificar as vítimas de um desastre em cores e por consequência em uma escala de prioridade de atendimento. Foi simulada uma colisão de veículo conduzido por motorista embriagado, com uma parada de ônibus cheia de pedestres, totalizando 21 vítimas, deixando dois ocupantes do veículo presos nas ferragens (esposa e filho de 2 anos) e o motorista alcoolizado com ferimentos leves, na parada de ônibus houveram 18 vítimas atropeladas, seis vítimas graves, quatro vítimas moderadas, cinco vítimas leves e três óbitos. O roteiro foi desenvolvido pelos Oficiais do Corpo de Bombeiros e Enfermeiros Tenente Diego Grassi e Tenente Isabel Reis.

Ação foi promovida pela Comissão Nacional de Urgência e Emergência

“O simulado foi uma amostra do poder de resposta e integração das instituições da Paraíba. Em ocorrências de grandes vultos, como de múltiplas vítimas, uma das ferramentas utilizadas e adotadas pelas equipes no estado da Paraíba é o SCI (sistema de comando de incidentes), em complemento com o método de triagem de vítimas (START), faz com que todas as equipes atuantes tenham uma resposta eficiente para o caos ocasionado por situações dessa magnitude. Nessas situações os recursos regionais podem ter dificuldade em atender todas as vítimas de uma só vez”, ressaltou Diego Grassi, Tenente e Enfermeiro do Departamento de Operações Aéreas CBMPB.

As equipes envolvidas na triagem, atendimento e resgate do simulado só tiveram conhecimento da situação das vítimas mediante chegada para prestação de socorro, sendo assim o momento serviu também como treinamento dos profissionais que estão envolvidos diariamente com ocorrências dessa natureza.

Simulação utilizou o método de triagem de vítimas START

O atendimento emergencial é essencial para que haja sucesso no tratamento das vítimas de acidentes. Ao conhecer e seguir os protocolos corretamente, a chance de recuperação aumenta e pode ser decisiva para as vítimas, que contam com atendimento de uma ação multiprofissional que reúne esforços de bombeiros, médicos, enfermeiros e socorristas.

“As instituições que atuam no atendimento à urgência e emergência pré-hospitalar, sejam elas públicas ou privadas, civis ou militares, realizam esse exercício simulado para melhorar suas integrações interinstitucionais e capacitar os profissionais na qualificação do atendimento ao paciente crítico. O treinamento de equipes para lidar com situações realísticas eleva a qualidade da assistência e a segurança do paciente”, afirma Eduardo Fernando de Souza que coordena a Comissão Nacional de Urgência e Emergência.

Fonte: Ascom - Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais