Cofen realiza atividades de conscientização sobre Janeiro Branco e Roxo

Saúde mental e combate à hanseníase, temáticas abordadas pelas campanhas, contam com amplo protagonismo da Enfermagem

25.01.2024

Conselheira Tatiana Melo discursou sobre as temáticas

O primeiro mês do ano destaca a importância de recomeçar e põe holofote sobre a conscientização de doenças há muito tempo estigmatizadas. Nesta quarta-feira (24/1), conselheiros federais e empregados públicos do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) realizaram atividades alusivas às campanhas do Janeiro Branco, dedicada à conscientização sobre saúde mental, e do Janeiro Roxo, responsável por chamar a atenção da sociedade sobre o combate à hanseníase.

A conselheira federal Tatiana Melo discursou para os presentes sobre a importância das duas campanhas. Ao falar sobre o Janeiro Branco, ressaltou que para além da população, os profissionais que cuidam da saúde mental da sociedade também precisam de atenção especial, como é o caso dos de Enfermagem.

“Em cada gesto de cuidado, a saúde mental da Enfermagem é o alicerce. Por isso, precisamos estar atentos aos sinais e priorizar sempre o nosso bem-estar”, afirmou Betânia Santos.

A atenção à Saúde Mental perpassa todas as etapas da atuação da Enfermagem. A importância da categoria nesse campo é grande para a escuta qualificada a fim de facilitar a desconstrução do tema, ressignificar experiências e criar autonomia sobre os indivíduos.

Conselheiros federais e empregados públicos puderam debater e conhecer mais sobre as campanhas e as temáticas abordadas

Tatiana Melo também alertou para a importância dos profissionais de Enfermagem estarem atentos aos sintomas da hanseníase em seus pacientes. “A nossa categoria, especialmente a parcela que atua na Atenção Primária Saúde, deve ter a sensibilidade necessária para conseguir detectar a doença. Um olhar atento pode ser fundamental para o sucesso do tratamento e para evitar maiores complicações”, alertou.

O enfrentamento à hanseníase é um dos principais desafios de saúde pública no Brasil e o diagnóstico precoce é fundamental para a redução da transmissão e do risco de desenvolvimento de incapacidades físicas. Para contribuir com a identificação em tempo hábil da doença, em 2022 foram incluídos ao SUS três novos testes de apoio ao diagnóstico e um para detecção de resistência da doença. O uso começa neste ano.

Enfermagem Solidária – Buscando mitigar o sofrimento emocional de enfermeiros, técnicos e auxiliares, além de estudantes o Cofen retornou com o programa Enfermagem Solidária. O atendimento aos profissionais da categoria está disponível de maneira gratuita no CofenPlay, das 7h às 00h.

 

 

Fonte: Ascom - Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais