Coren-PR realiza primeira Reunião Ordinária de Plenário da gestão 2024-2026

Membros do novo plenário se familiarizam com departamentos e rotinas e discutiram melhorias internas para o conselho

31.01.2024

Foi realizada na última segunda-feira, 29/01, a primeira a Reunião Ordinária de Plenário (ROP) com a nova gestão do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR). Os membros do novo plenário puderam conhecer os diferentes departamentos e rotinas do conselho, incluindo as subseções. Durante o encontro, foram abordados os principais temas do primeiro mês da gestão, com foco em melhorias internas e realocação de equipes para otimizar os processos e garantir a celeridade no atendimento aos inscritos, prioridade da gestão.

“Tivemos em um mês de gestão alguns avanços consideráveis através do nosso planejamento. Nossa gestão tem um olhar de dentro para fora, e ficamos gratos em, através desta ROP, poder conhecer um pouquinho dos funcionários da casa, e colocar nosso plenário à disposição destes profissionais que fazem o Conselho dia-a-dia, confiando no potencial de cada um, resultando na excelência no trabalho como um todo em prol da Enfermagem paranaense”, afimou a presidente Ethely Feitosa.

Dentre os principais temas discutidos ao longo da reunião, foi apresentado o Protocolo de Enfermagem para o Manejo Clínico do Aleitamento Materno na Atenção Primária à Saúde, desenvolvido pela enfermeira Gisele Zanlorenzi com apoio da conselheira Thabita Vaz, o protocolo representa uma conquista significativa para o Coren-PR que não possuia procedimentos relacionados a amamentação.

O documento foi elaborado com base na Lei Federal nº 7.498 e no Decreto Federal nº 94.406 e fundamentado em evidências científicas, fornecendo suporte para consultas de enfermagem durante o pré-natal, puerpério e em situações de intercorrências relacionadas à amamentação e à contracepção durante a lactação. O protocolo está alinhado com a Rede Cegonha, que visa garantir um atendimento de qualidade, seguro e humanizado para todas as mulheres, incluindo o acompanhamento do bebê até os 24 meses de vida. Sua criação envolveu uma pesquisa metodológica que seguiu as diretrizes para elaboração de protocolos de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde (APS), facilitando a recente Resolução do Cofen nº 736 de 17 de janeiro de 2024, que trata da implementação do Processo de Enfermagem.

A reunião incluiu também atividades relacionadas à campanha do Janeiro Branco, que promove a conscientização sobre saúde mental. “Cuidar da saúde mental dos profissionais de Enfermagem é nossa prioridade. Quem tanto cuida do outro, também precisa de um olhar atento. Nesta gestão trabalharemos ativamente em campanhas de conscientização e claro, ações reais que minimizem os danos causados diariamente por estas doenças que estão cada vez mais atingindo nossos profissionais. É importante que nossa classe saiba que o Conselho está aqui por eles”, enfatizou a conselheira Andréia Leal que atua há anos frente à saúde mental.

Fonte: Coren - PR

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais