Coren-RJ e Equipe de Resposta Rápida do Cofen elaboram plano de ação para desastres naturais

A urgência em definir diretrizes para assistir vítimas em emergência foi motivada pela catástrofe que atingiu Petrópolis em 2022

01.02.2024

A composição do Plano de Preparação e Resposta em Emergências de Saúde Pública e Desastres pretende padronizar ações de assistência em catástrofes. A delimitação de diretrizes foi discutida na última terça-feira (30/1), no encontro promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ). A discussão analisou o impacto das enchentes e deslizamentos que vitimaram 233 pessoas no município de Petrópolis, em 2022.

Na localidade, o curso de Classificação de Risco para os profissionais que atuam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Pronto Socorros da região Serrana foi realizado pelo Capacita Coren, em 29 de janeiro. Além disso, a presidente do Conselho Regional do Rio de janeiro (Coren-RJ), Lilian Behring, visitou a estrutura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Petrópolis.

Ela esteve acompanhada pelos membros da Comissão Nacional de Urgência e Emergência (Conue), Eduardo Fernando e Walber Frazão e pelos conselheiros regionais Camila Castro e Francisco Thomaz. Os visitantes foram recebidos pelo Coordenador Regional do SAMU, Serrana Claudio Morgado, e pelo Coordenador de Enfermagem Joelson da Silva Gomes.

Eduardo Fernando, que atuou no desastre da Região Serrana em 2022, elogiou a resiliência e inovação do SAMU Petrópolis e orientou a coordenação geral e de Enfermagem quanto ao cumprimento das resoluções do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) que normatizam a atuação dos profissionais de Enfermagem no atendimento pré-hospitalar.

Durante a visita foi apresentado o Veículo de Intervenção Rápida (VIR) e as duas motolâncias que atuam na modalidade de Suporte Intermediário de Vida (SIV), tripuladas por um enfermeiro e um técnico de Enfermagem e os equipamentos utilizados para atendimento em locais de difícil acesso (maca alpina, material de salvamento, capacetes, cabos e luvas de vaqueta). Morgado anunciou ainda que o SAMU Serrana contará com duas novas motos preparadas para atuação em terrenos acidentados (off-road), fortalecendo a capacidade de resposta em situações especiais.

Fonte: Coren-RJ

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais