Em Portugal, sindicatos sinalizam união ao conselho para mostrar força ao governo

Entidades podem se alinhar no Brasil para cobrar compromisso dos candidatos às eleições municipais

07.03.2024

Cinco sindicatos de enfermeiros de Portugal firmaram um compromisso público e redigiram um memorando de entendimento com reivindicações conjuntas, para dar “um sinal de força” para a profissão, bem como para demonstrar poder e união nas negociações com o novo governo.

O documento foi entregue à Ordem dos Enfermeiros de Portugal, órgão análogo ao que é o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) no Brasil. A intenção é colocar que, seja qual for o governo que vença as eleições no próximo dia 10, perceba que “os enfermeiros têm uma palavra a dizer neste ano de 2024”.

“Hoje, 5 de março, será o dia zero de luta dos enfermeiros e nós iremos este ano exigir que os enfermeiros tenham uma palavra nas negociações e sejam considerados e tidos em conta para que haja uma revisão da sua tabela salarial e o término da negociação do acordo coletivo de trabalho, que está praticamente terminada”, afirma o grupo.

“O que está sendo feito em Portugal serve de exemplo ao Brasil. As entidades devem se unir cada vez mais para defender as prioridades da categoria. A implantação do Piso Nacional da Enfermagem acontece, principalmente, no âmbito dos municípios e temos que nos organizar para cobrar dos candidatos a prefeito o compromisso público com a implantação plena dos direitos da categoria”, defende a presidente do Cofen, Betânia Santos.

Assinam o documento o Sindicato de Enfermeiros (SE), Sindicato Independente dos Profissionais de Enfermagem (SIPE), Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (SINDEPOR), Sindicato Independente de Todos os Enfermeiros Unidos (SITEU) e Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE).

Fonte: Ascom-Cofen, com informações do Portal 7 Segundos

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais