Assistência obstétrica no parto domiciliar planejado é destaque no boletim informativo de fevereiro

Confira as principais notícias de fevereiro

07.03.2024

89ª edição – 02/2024

O direito de escolha das mulheres é destaque nesta edição do boletim “A gente ama Enfermagem”. Conheça a resolução que normatiza a assistência ao parto domiciliar planejado e acompanhe o aumento do acesso à contracepção associado ao trabalho de enfermeiros em saúde sexual e reprodutiva.

O nosso compromisso histórico com a amamentação chegou à casa da Enfermagem brasileira. O Cofen é o 1º conselho profissional a obter certificação do Ministério da Saúde para a sala de apoio à mulher trabalhadora que amamenta. A cerimônia coincidiu com a publicação de normativa que qualifica a atuação em bancos de leite humano (BLH) e postos de coleta.

A Enfermagem é parte da linha de frente da assistência e vigilância epidemiológica. Com mais de um milhão de casos registrados de dengue, esta edição traz também nota técnica sobre competências da Enfermagem no enfrentamento à epidemia.

Cofen normatiza atuação do enfermeiro obstétrico e obstetriz no parto domiciliar

Parceiro histórico da luta pelo nascimento seguro e humanizado, o Cofen editou resolução normatizando a assistência de enfermeiros obstétricos e obstetrizes à mulher, ao recém-nascido e à família em parto domiciliar planejado. A resolução 737, que já está em vigor, traz parâmetros para nortear os profissionais no atendimento, como materiais indispensáveis, e conduta em casos de transferência.

“Com a resolução, baseada em evidências científicas e nas normativas sobre sistematização da assistência, buscamos trazer mais segurança técnica, respeitando a autonomia das mulheres”, afirma a presidente do Cofen, Betânia Santos. Para realizar um parto domiciliar planejado, é necessário um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) da parturiente. O parto domiciliar é seguro para gestação de risco habitual (baixo risco), mas está sujeito a intercorrências que podem implicar em remoção. Leia mais.

 
Cofen normatiza atuação da Enfermagem nas Práticas Integrativas e Complementares

Recente resolução 739/24 determina as Práticas integrativas e complementares em saúde que enfermeiros devidamente capacitados podem atuar. A lista contém massoterapia, meditação, práticas tradicionais chinesas e outras categorias. Também são incluídas a carga horária mínima recomendada para cursos de capacitação em cada área. Leia mais.

Cofen regulamenta assistência de Enfermagem nos Bancos de Leite Humano epostos de coleta

Está em vigor a resolução 741/2024, que normatiza a assistência de Enfermagem nos Bancos de Leite Humano e postos de coleta. Compete ao profissional a emissão de pareceres, realização de consultas, prescrição de assistência, realização de consultorias e auditorias aos serviços de Enfermagem, dentre outras atribuições. Leia mais.

Inserção de DIU por enfermeiros aumenta 147% no DF

Mais de mil inserções do dispositivo intrauterino (DIU) foram realizadas no Distrito Federal em 2023, após decisão judicial reafirmar que o procedimento pode ser feito por enfermeiros. A liminar que limitava a prática a médicos foi revogada com esforços movidos pelo Cofen e Coren-DF. Leia mais

Recife é escolhida sede do 26º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem

Entre 16 e 19 de setembro, a cidade de Recife recebe 26ª edição do Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, maior evento de saúde na América Latina. Profissionais de todo Brasil são esperados na localidade que abriga um dos maiores polos de saúde do país. Leia mais.

Cofen publica nota técnica sobre competências da Enfermagem no enfrentamento à epidemia de dengue

A nota técnica divulgada na última semana de fevereiro estabelece parâmetros para que o profissional de Enfermagem possa orientar e encaminhar pacientes, além de estabelecer a responsabilidade de coletar e registrar dados de forma detalhada no prontuário. O respaldo visa reconhecer a relevância de cada trabalhador da saúde envolvido no combate ao crescimento atípico da dengue. Leia mais

Plano de carreira no SUS: proposta inicial deve sair em 6 meses, aponta Ministério da Saúde

Assegurar um plano de carreira para profissionais de Enfermagem que trabalham fora de centros urbanos é uma forma de evitar dificuldades para ser atendido nesses locais. O modelo inicial do Ministério da Saúde pretende descentralizar o financiamento para impedir que serviços de saúde dependam de políticas partidárias. Leia mais

Protagonismo da Enfermagem no combate a infecções sexuais é destaque em revista científica

Passou o mês de folia, mas os cuidados com a saúde sexual permanecem. As Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) ganharão destaque na edição especial da revista científica Enfermagem em Foco, com lançamento previsto para setembro. A publicação conta com a participação do Ministério da Saúde, órgão que reconhece o protagonismo da Enfermagem no enfrentamento do problema.

Senado avalia políticas de saúde mental para profissional de saúde

O PL 4.748/2023 garante atendimento psicológico no ambiente de trabalho para a categoria. O projeto segue em análise pelo Senado e aguarda designação de relator na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Transtornos mentais podem provocar abandono do trabalho ou mesmo prejudicar a relação com pacientes. Leia mais.

Câmara dos Deputados abre enquete sobre PL que regulamenta prescrição de medicamentos por enfermeiros

Está aberta a enquete sobre o Projeto de Lei (PL) 3949/23, que regulamenta a prescrição de medicamentos por enfermeiros, assim como os pedidos de exames em consultórios de Enfermagem. A resolução tem objetivo de sanar os impasses decorrentes da recusa de prescrição feita por enfermeiros nas Farmácias Populares. Leia mais.

Ministério da Saúde certifica apoio do Cofen à mulher trabalhadora que amamenta

Corroborando ao histórico de amparo à amamentação que a Enfermagem estampa, foi inaugurada na sede do Cofen a sala de apoio à mulher trabalhadora que amamenta (SAMTA). O espaço assegura que mães mantenham a nutrição dos filhos mesmo após retornarem da licença maternidade, ação que favorece a redução de mortalidade infantil. Leia mais.

Cofen promove ação de conscientização para o Fevereiro Roxo e Laranja

Motivações psicológicas que geram fibromialgia, lúpus e alzheimer foram temas de encontro durante o Fevereiro roxo, mês de conscientização a respeito dessas doenças. Outro destaque foi a orientação para adolescentes, a fim de evitar gavidez precoce. Leia mais.

Fonte: Ascom — Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais