Casos de dengue disparam e falta vacina na rede privada

Fabricante da vacina Qdenga promete priorizar as entregas ao SUS. Crianças e adolescentes 10 a 14 anos podem tomar a vacina na rede pública nos municípios prioritários

08.03.2024

Com mais de um milhão de casos registrados de dengue no país e crescente demanda pela vacina, brasileiros que tomaram a primeira dose do imunizante Qdenga em clínicas particulares estão com dificuldades para completar o ciclo vacinal. O preço também disparou. Eficaz contra os quatro sorotipos de dengue, a vacina é aplicada em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações.

A vacina está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças e jovens de 10 a 14 anos, nos municípios considerados críticos. O público alvo foi ampliado para 10-14 anos, mas o número de jovens vacinados ainda é considerado baixo. “Cada profissional de Enfermagem é importante nessa luta”, afirma a presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Betânia Santos. 

Papel da Enfermagem na epidemia – O Cofen divulgou nota técnica sobre competências e atribuições do enfermeiro, diante da epidemia de dengue no Brasil. O enfermeiro está capacitado para oferecer um cuidado abrangente, englobando a elaboração, implementação, execução de planos de cuidados e tomada de decisão,  incluindo solicitação de exames para diagnóstico, controle e acompanhamento, prescrição de soro de reidratação oral e medicação oral para dor, febre e náusea, entre outras atribuições. A nota reconhecimento dos sinais de alarme da dengue para nortear os profissionais de saúde no momento da triagem, e consequente evolução clínica e casos de hospitalização.

Produção Nacional da Vacina – Está em andamento acordo de parceria produtiva entre o laboratório Takeda, fabricante da Qdenga, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para a produção da vacina no Brasil.  “Em breve, teremos anúncio e divulgação dos detalhes para que haja produção local”, afirmou nesta sexta (8) a ministra da Saúde, Nísia Trindade, em entrevista coletiva.

 

Fonte: Ascom - Cofen, com informações do Ministério da Saúde

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais