Cofen realiza reunião dos coordenadores de fiscalização dos Conselhos Regionais de Enfermagem

Encontro aconteceu e

19.04.2024

 

Buscando uniformizar o exercício da fiscalização do sistema, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) realizou a primeira reunião dos coordenadores de fiscalização dos Conselhos Regionais de 2024. O evento aconteceu entre os dias 16 a 18 de abril, no auditório da autarquia, em Brasília.

A Divisão de Fiscalização do Exercício Profissional (DFEP) e a Câmara Técnica de Fiscalização (CTFIS) abriram a reunião passando orientações acerca da operacionalização do Manual de Fiscalização. Além disso, o procurador do trabalho, Renan Bernadi, apresentou o novo Acordo de Cooperação Técnica.

“A Reunião de Coordenadores de Fiscalização é um momento de grande importância, pois proporciona ao Departamento de Gestão do Exercício Profissional (DGEP) e à DFEP a oportunidade de avaliarmos o desempenho da aérea de fiscalização e alinharmos condutas, especialmente neste período de implantação do novo Manual de Fiscalização”, pontuou o chefe da Divisão de Fiscalização do Exercício Profissional.

O foco da reunião foi a nova Resolução Cofen nº 747/2024, de 01 de abril, que atualiza o Manual de Procedimentos Administrativos para registro, cadastro e inscrição de profissionais de Enfermagem. A Place Tecnologia e Inovação também participou da reunião trazendo informações sobre o Sistema Integrado de Gestão da Enfermagem (SINGEN), criado em 2018, para uniformizar procedimentos, reduzir despesas locais com tecnologia e melhorar a qualidade dos serviços prestados aos profissionais da área.

A representante da Câmara Técnica de Legislação e Normas, Cleide Canavezi, falou sobre o Parecer Normativo nº 1/2024/Cofen, que se refere aos parâmetros para o planejamento da força de trabalho da Enfermagem pelo enfermeiro. E para finalizar o evento, o conselheiro do Conselho Regional de Pernambuco (Coren-PE), Gidelson Gabriel Gomes, palestrou sobre planejamento e programação da Enfermagem.

“O que pretendemos com o planejamento e programação é o fortalecimento do Processo de Enfermagem, além de subsidiar um dimensionamento correto da força de trabalho, com ênfase na qualidade e segurança do paciente, por meio de ferramentas e de boas práticas de gestão, o que favorecerá um exercício ético-legal conforme as prerrogativas do Sistema Cofen/Conselhos Regionais”, finalizou o conselheiro.

 

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais