Enfermagem é protagonista nas práticas de infecções em saúde

Comissão de Qualidade e Segurança ouviu experiências de enfermeiras no Dia Mundial da Higine das Mãos

08.05.2024

No último dia 5 de maio foi comemorado o Dia Mundial de Higiene das Mãos, uma iniciativa global promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A Enfermagem é um dos atores mais relevantes no implementação de protocolos na gestão de infecções hospitalares.

Para marcar a data, a Comissão de Qualidade e Segurança do Paciente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) conversou com algumas profissionais sobre o trabalho fundamental exercido por elas na prevenção e no controle das infecções.

Conscientização – Para Kalianna Gomes, enfermeira da equipe técnica do Rio Grande do Norte, a palavra-chave sobre este dia é “conscientização”. “Toda equipe de saúde, pacientes e familiares precisam entender que uma medida simples de realizar como a higiene adequada das mãos tem um impacto positivo na prevenção e controle das infecções relacionadas a assistência à saúde”, declarou.

Já Maryjane Alves, coordenadora do Núcleo de Vigilância em Saúde do Hospital Alberto Urquiza Wanderley e enfermeira do Hospital Municipal Valentina de João Pessoa (PB), considera que o profissional responsável por controlar a infecção possui “expertise para lidar com todos os processos de uma instituição”. “Visto que perpassamos por todos eles com o olhar de vigilância, nossa atuação norteia o bom funcionamento dos hospitais”, asseverou.

Por fim, Irene Haddad, especialista do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), pontuou que o enfermeiro no exercício do planejamento e implementação das ações de controle de infecções deve aprimorar sua capacidade de comunicação, buscando ter clareza nas informações e uma boa interface junto aos profissionais. “Devemos ter responsabilidade, habilidade, conhecimento, competência técnica e valorizar o trabalho do outro”, enumerou.

Papel da Enfermagem – As boas práticas em controle de infecções em saúde são de extrema importância para garantir a segurança dos pacientes, a eficácia dos tratamentos e a recuperação adequada dos pacientes, minimizando riscos e proporcionando a alta em menor espaço de tempo.

A Enfermagem desempenha um papel fundamental no controle de infecções hospitalares e em todos os ambientes de saúde. Suas contribuições são essenciais em várias etapas do processo, desde a prevenção até o tratamento e a monitorização das infecções. Entre as diversas maneiras pelas quais a Enfermagem é importante nesse contexto, a educação e treinamento (educação de profissionais e pacientes), implementação de protocolos (garantia de que os protocolos são seguidos corretamente) e monitoramento e vigilância (na identificação precoce das infecções).

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é responsável por regulamentar e fiscalizar as medidas de controle de infecção em serviços de saúde. Dentre as normativas vigentes, destaca-se a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 55/2020, que dispõe sobre as boas práticas de funcionamento para os serviços de saúde, incluindo diretrizes para o controle de infecções; e a Lei n 9.431/97, que dispõe sobre a obrigatoriedade da manutenção do Programa e de Comissão de Controle de Infecções Hospitalares pelos hospitais do país.

Fonte: Ascom - Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais