Cofen participa da 112ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT

Estamos empenhados na manutenção e ampliação dos direitos e conquistas, pelo diálogo social, pelo trabalho decente, pelo fortalecimento da democracia e pela justiça social", afirmou o representante do Cofen, Jefferson Caproni.

10.06.2024

Conferência, em Genebra, debate diretrizes para regulamentação das normas trabalhistas

A Enfermagem está presente na 112ª Conferência da Organização Mundial de Trabalho, iniciada na semana passada, em Genebra. O representante do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e presidente do Sindicato da Saúde de São Paulo, Jefferson Caproni, participou hoje, 10/6, de audiência com o ministro do trabalho, Luiz Marinho, juntamente com a delegação brasileira.

“Os desafios para a classe trabalhadora são imensos, tanto no Brasil quanto no mundo, na luta contra o desemprego, a precarização, a exploração e a exclusão social. Estamos empenhados na manutenção e ampliação dos direitos e conquistas, pelo diálogo social, pelo trabalho decente, pelo fortalecimento da democracia e pela justiça social”, afirmou Jefferson Caproni.

“O tema dos agentes biológicos está sendo pautado com prioridade pelo atual governo Lula, que está empenhado em obter o reconhecimento científico desta pauta, diferente do governo anterior que a ignorava. Precisamos sair desta Conferência com uma Convenção Internacional que garanta os direitos dos trabalhadores nesta área”, declarou. Na quinta-feira, Caproni e o presidente da Força Sindical, Miguel Torres, pretendem entregar ao presidente Lula da Silva documento em apoio à pauta dos agentes biológicos.

A OIT definiu, em 2022, novas diretrizes exposição a riscos biológicos nos locais de trabalho para prevenir e mitigar problemas de saúde relacionados. As orientações buscam balizar normativas nacionais no tema, que impacta diretamente as equipes de Enfermagem, na linha de frente do atendimento à população.

Para a OIT, o conceito de trabalho decente sintetiza as aspirações do ser humano no domínio profissional. Inclui diversos elementos, como a possibilidade de realizar um trabalho produtivo com uma remuneração equitativa; segurança no local de trabalho e proteção social para as famílias; melhores perspectivas, desenvolvimento pessoal e integração social; liberdade para expressar as suas preocupações; organização e participação nas decisões que afetam as suas vidas; e igualdade de oportunidades e de tratamento para todas as mulheres e homens.

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais