SOS Chuvas: mais de 1,2 mil kits são entregues a profissionais no RS

Socorro a atingidos por emergência climática no Sul do país deve superar 50 toneladas de doações

11.06.2024

2,3 mil profissionais indicaram precisar de insumos, como cestas básicas, produtos de higiene e limpeza, roupas e outros

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), em parceria com a Equipe de Resposta Rápida do Conselho Federal de Enfermagem (ERR/Cofen), chegou à marca de 1,2 mil kits distribuídos a profissionais em meio às enchentes no Rio Grande do Sul, totalizando cerca de 50 toneladas de doações. Com os formulários encerrados nesta segunda (10), equipes seguirão trabalhando para que o número alcance e supere a marca dos 2 mil até o final do mês.

As ações de socorro a trabalhadores da categoria atendem a quem se cadastrou no formulário da plataforma SOS Chuvas. Entre as respostas cadastradas, quase três mil pessoas, entre profissionais e familiares, sinalizaram a necessidade de receber doações. Cada kit inclui itens de alimentação, higiene pessoal, limpeza, vesturário e cobertores. Milhares de cadastrados solicitaram apenas outras providências administrativas.

“A Enfermagem gaúcha recebe toda a atenção e agilidade de nossas equipes, fazemos o possível para que os donativos cheguem o mais breve possível aos nossos colegas. Seguimos trabalhando até o final do mês, entregando 70 kits de 48 kg ao dia, dependemos da continuidade das doações voluntárias”, declarou o coordenador da ERR, Eduardo Fernando.

Em todo o RS, são 478 municípios afetados, com 2,3 milhões de pessoas atingidas e 173 óbitos confirmados

A operação da força-tarefa no último fim de semana teve atuação mais forte em Canoas, município da Grande Porto Alegre com maior número de profissionais de Enfermagem vitimados (1.065). A capital vem em seguida, com 750 colegas, seguida por São Leopoldo (359), Pelotas (227) e Eldorado do Sul (210). 

Os donativos são providenciados por uma aliança entre a Cruz Vermelha RS e o Rotary Internacional em parceria com o sistema. No domingo (9), chegou a Porto Alegre um novo carregamento do Centro Universitário Goyazes (UniGoyazes) das cidades de Trindade, Inhumas e outras cidades goianas.

“Estamos dedicando força total para que os donativos cheguem a quem precisa rapidamente. Isso tem sido possível graças ao empenho dos colegas dos outros regionais e à expertise da ERR do Cofen”, declarou o presidente do Coren-RS, Antônio Tolla.

Fonte: Ascom Cofen, com informações do Coren-RS

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais