Senado aprova projeto que inclui investimento em hospitais universitários no piso constitucional da Saúde

Projeto de lei complementar 72/2024 altera a responsabilidade sobre o orçamento, que deixaria a Educação e passaria à Saúde.

03.07.2024

 O Senado aprovou, nesta quarta-feira (2), por 60 votos a zero, a mudança de responsabilidade sobre o orçamento dos hospitais universitários federais. Os investimentos passariam a ser uma atribuição da Saúde e não mais da Educação, podendo ser computados do piso constitucional da Saúde. O projeto de lei complementar 72/2024 segue para análise da Câmara dos Deputados.

O PLC 72/2024 determina que o repasse dos recursos de custeio e investimento em hospitais universitários federais, inclusive os destinados por emendas parlamentares, poderá ser realizado por meio de descentralização de créditos orçamentários do Fundo Nacional de Saúde (FNS) e abatidos do piso constitucional. O projeto veta, porém, o financiamento de despesas com pessoal e com encargos sociais dessas instituições por meio dos recursos da Saúde.

O Tribunal de Contas da União (TCU), no acórdão 31/2017, determina que as despesas de investimento para compra de equipamentos médicos destinados aos hospitais universitários federais não poderiam ser computadas no cálculo do montante mínimo a ser aplicado pela União em serviços públicos de saúde. Esse entendimento dificultava o acesso a recursos de emendas parlamentares da Saúde.

O projeto de lei complementar 72/2024 segue para análise da Câmara dos Deputados.

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais