Meu SUS Digital amplia serviços e informações de saúde para a população

O aplicativo trás informações de consultas realizadas e avaliação do atendimento nas UBS. Autodeclaração de raça/cor, etnia e nome social está entre as novidades

17.07.2024

O aplicativo Meu SUS Digital ultrapassou a marca de 30 funcionalidades que ampliam o acesso da população a informações de saúde e serviços pelo celular. Entre as inovações mais recentes está o registro de atendimentos clínicos realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), possibilitando a avaliação da qualidade da assistência e das condições do estabelecimento.

Com mais de 50 milhões de downloads e 4,5 milhões de usuários ativos, o Meu SUS Digital é o aplicativo mais baixado na categoria saúde entre os gratuitos. A ampliação das funcionalidades proporciona maior autonomia ao cidadão, permitindo o acompanhamento de sua saúde e autocuidado. Os dados coletados são essenciais para o aprimoramento de políticas públicas e para aumentar a eficiência da assistência.

Uma das novas funcionalidades inclui a possibilidade de registrar autodeclarações de raça, etnia, nome social e endereço, contribuindo para o monitoramento de indicadores de saúde e para o planejamento de políticas públicas que promovam a equidade.

Pelo aplicativo, os usuários também podem acessar a carteira nacional de vacinação, emitir certificados, obter autorizações para retirada gratuita de absorventes pelo programa Dignidade Menstrual e consultar o histórico de dispensação de medicamentos do programa Farmácia Popular. Em breve, o acesso às receitas e medicamentos oferecidos pelo SUS também estará disponível.

O Meu SUS Digital permite ainda o acompanhamento da fila de transplantes e a emissão da carteirinha de doador de sangue. Profissionais de saúde terão acesso ao histórico de saúde dos pacientes durante as consultas, graças à interface que disponibiliza o prontuário eletrônico unificado em toda a rede de serviços.

A interoperabilidade promovida pela Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) permite a oferta do Sumário Internacional do Paciente, com dados básicos de saúde acessíveis em atendimentos no exterior, tornando o cuidado mais seguro. A RNDS, aprimorada em 2023, já conta com mais de 1,8 bilhão de registros.

A telessaúde é uma das ações estruturantes do SUS Digital, ampliando o acesso a diagnósticos e consultas especializadas. Nos últimos dois anos, foram realizadas 4,6 milhões de ações de telessaúde, com núcleos espalhados por 15 estados. Esforços estão sendo feitos para conectar 10 mil UBS até 2026, priorizando regiões remotas e vulneráveis. Além disso, o primeiro ponto de telessaúde foi implantado em uma comunidade quilombola no Pará e em áreas vulneráveis como o Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, e territórios indígenas.

O Governo Federal destinará R$ 464 milhões para a transformação digital, com foco em regiões com menor conectividade, conforme identificado pelo Índice Brasileiro de Conectividade (IBC). O Índice Nacional de Maturidade em Saúde Digital, lançado recentemente, avalia a sustentabilidade das ações e serviços, proporcionando uma visão equitativa do panorama digital no país. Planos de Transformação para Saúde Digital serão elaborados com base nos desafios de cada macrorregião.

Essas inovações no aplicativo Meu SUS Digital, lançadas recentemente, foram apresentadas em coletiva em Brasília, ressaltando a importância da transição digital do Sistema Único de Saúde em benefício da população.

Fonte: Ministério da Saúde

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais