Enfermagem entra na era digital com o Sigen e inovações são apresentadas durante 14º Senafis

Evento também capacitou os participantes em técnicas de conciliação para aprimorar a gestão e fiscalização na Enfermagem

07.08.2024

Davi Vieira destacou que o Sigen visa unificar sistemas  e processos em um único ambiente virtual, facilitando a integração entre profissionais e Conselhos de Enfermagem

As atividades da tarde desta quarta-feira (7) do 14º Seminário Nacional de Fiscalização do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem (Senafis) iniciaram com a apresentação do Sistema Integrado de Gestão da Enfermagem (Sigen) – Módulo Fiscalização, realizada pelo chefe do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (Dtic) do Cofen, Davi Luiz Vieira, e mediada pelo conselheiro do Coren-ES, Wladimilson Almeida.

Davi destacou que o Sigen permite aos profissionais de Enfermagem acessar serviços online como emissão de certidões, atualização cadastral, novas inscrições e pagamento de taxas. “A iniciativa visa unificar sistemas e processos em um único ambiente virtual, facilitando a integração entre profissionais e Conselhos de Enfermagem”, afirmou.

Segundo o chefe do Dtic, o objetivo é tornar o Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem um dos órgãos mais tecnológicos do país. “Mais de 70 projetos tecnológicos estão planejados para o próximo triênio, incluindo biometria facial para emissão remota da Carteira de Identidade Profissional (CIP), integração com bases oficiais, internet por satélite para áreas remotas e uso de inteligência artificial em plataformas como Cofenplay e Sigen”, disse, acrescentando que esses avanços visam facilitar o acesso, garantir a segurança dos dados e aprimorar a gestão e fiscalização na Enfermagem.

Davi também mencionou que a inteligência artificial será implementada na fiscalização, trazendo maior eficiência aos processos. O módulo de fiscalização do Sigen incluirá suporte no planejamento anual de fiscalização, definição de rotas, gestão de custos e um banco de dados para consulta de leis e resoluções.

Eurico Zecchin abordou técnicas de conciliação aplicáveis no cotidiano dos conselhos de Enfermagem

Técnicas de Conciliação – A oficina foi moderada pelo Juiz Federal do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), Eurico Zecchin Maiolino, e coordenada por Ronaldo Freire, chefe do Departamento de Educação Corporativa do Cofen. Eurico abordou técnicas de conciliação aplicáveis no cotidiano dos conselhos de Enfermagem, como escuta ativa, formulação de perguntas abertas e mediação de interesses. “Essas metodologias visam facilitar a resolução amigável de conflitos, promovendo um ambiente colaborativo e harmonioso”, explicou.

Ele destacou que a eficácia da conciliação depende de fatores como apoio institucional, liberdade de atuação do mediador, espaço físico apropriado, flexibilidade de tempo, qualidade do programa de mediação e treinamento adequado. Além disso, discutiu estratégias para criar um ambiente de confiança e respeito, gerenciar emoções e lidar com impasses, visando promover a cooperação e alcançar consensos satisfatórios.

Fonte: Ascom Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais