Pernambuco aprova lei de incentivo ao primeiro emprego para Enfermagem

A lei pernambucana visa facilitar o desenvolvimento profissional, o empreendedorismo e o cooperativismo em favor dos profissionais de Enfermagem recém-formados

05.09.2024

O deputado estadual Gilmar Júnior foi o propositor da lei do primeiro emprego para a Enfermagem em Pernambuco
O deputado estadual Gilmar Júnior foi o propositor da lei do primeiro emprego para a Enfermagem em Pernambuco

Mais uma conquista é reconhecida para a maior categoria profissional da área da saúde no Brasil. A Lei 18.667, que estabelece diretrizes para colocação de enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem recém-formados no mercado de trabalho, foi publicada na última terça-feira (3/9). Ela tem o objetivo de reforçar a empregabilidade e a valorização dos profissionais. 

A normativa pretende estimular parcerias com entidades do terceiro setor para promover a contratação desses profissionais, consolidando uma cultura de respeito aos direitos trabalhistas, a exemplo de piso salarial e carga horária compatível. Também busca proteger a legislação trabalhista e as convenções ou acordos coletivos, mantendo a regularidade das relações de emprego. A lei pernambucana ainda destaca a necessidade de incentivar a contratação de profissionais de famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade.

“O primeiro emprego para a Enfermagem é sempre muito difícil, uma vez que a exigência de experiência exclui muita gente do mundo do trabalho. Considerando que precisamos de mais profissionais para atender a nossa população e que esses trabalhadores merecem receber uma atenção maior, devido ao trabalho minucioso e de grande responsabilidade com a vida humana, a Lei é de extrema importância”, afirma o deputado estadual propositor da legislação, Gilmar Júnior (PV), que é enfermeiro.

O parlamentar comemorou a publicação da Lei, em meio à luta de muitos anos pelo piso salarial da Enfermagem. Em 2022, a Câmara dos Deputados finalmente aprovou a criação do piso salarial nacional por meio da Lei 14.434/22.

Segundo o vice-presidente do Cofen, Daniel Menezes, cada vitória da categoria deve ser comemorada, pois transmite força e união. “É necessário assegurar que as conquistas sejam respeitadas por meio do cumprimento das legislações e periodicamente revistas de acordo com as realidades da profissão. Fico esperançoso em ver um enfermeiro conquistando melhorias para a Enfermagem na casa legislativa pernambucana”.

Fonte: Ascom/Cofen - com informações de Alberes Xavier

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais