7º Encontro Latino-Americano de Saúde Mental terá palestra magna de Sonia Barros, diretora do MS

Abertura do evento, na terça-feira (17/9), terá representações da Argentina, Chile, Colômbia e Brasil e integra a programação do 26º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), no Centro de Convenções de Olinda

10.09.2024

Enfermeira Sonia Barros, diretora do Departamento de Saúde Mental do Ministério da Saúde

Palestra magna da diretora do Departamento de Saúde Mental (MS), Sonia Barros, dará início às atividades científicas do 7º Encontro Latino-Americano de Saúde Mental, na terça-feira (17/9), no Centro de Convenções de Olinda. A abertura do evento, às 10h, terá representações da Argentina, Chile, Colômbia e Brasil e integra a programação do 26º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF).

Com o tema “Dimensão Ético Política nas Práticas Profissionais de Enfermagem em Saúde Mental”, o encontro tem 500 vagas, rapidamente esgotadas. A programação prossegue na terça e quarta-feira com mesas-redondas e capacitações em temas como Emergência Psiquiátrica, Saúde do Trabalhador, Gênero e Raça, Consultório de Saúde Mental, entre outros. 

“A participação dos representantes da América Latina promove a integração dos profissionais, na busca pela valorização da Saúde Mental, em uma perspectiva de humanização do cuidado”, avalia a coordenadora do encontro, Dorisdaia Humerez,  integrante da Câmara Técnica de Educação, Pesquisa e Inovação em Enfermagem e doutora em Saúde Mental.

O cuidado em liberdade é a bandeira da Reforma Psiquiátrica. Sintetizada na Lei 10216/2001, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental, a reforma brasileira é fruto de mobilização social, com ampla participação de usuários e profissionais da Saúde.

 A Enfermagem tem um papel central na atenção às pessoas em sofrimento psíquico, sendo a categoria profissional mais numerosa na RAPS. As competências de enfermeiros, técnicos e auxiliares na assistência à Saúde Mental e Psiquiatria estão definidas na Resolução 678/2021.  A Portaria 336/2022, do Ministério da Saúde, determina que as equipes que atuam nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e leitos de internação psiquiátrica em hospital geral devem ter a presença de pelo menos um enfermeiro em saúde mental.

Sonia Barros –  Enfermeira, professora e mulher negra Sônia Barros foi nomeada em 2023 para o recém-criado Departamento de Saúde Mental do Ministério da Saúde. Titular de um cargo inédito, ela prometeu levar uma bagagem de perspectiva de gênero e raça na abordagem da questões de Saúde Mental no Brasil. Com quase 50 anos desde a graduação na Universidade Federal da Bahia, Sonia Barros presenciou e atuou nas transformações do tratamento de psiquiatria, sendo considerada uma das pioneiras da Reforma Psiquiátrica.

 

Serviço

O que? 7º Encontro Latino-Americano de Saúde Mental
Onde? Centro de Convenções de Olinda, durante o Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem
Quando? 17 e 18 de setembro de 2024

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais