Conferência de Ética e Legislação da Enfermagem capacita estudantes e profissionais em Belém

Com dois dias de atividades, evento fomentou debates acerca de práticas e condutas éticas dentro de instituições hospitalares e no trato de pacientes

27.09.2024

O Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren-PA) realizou, nesta quarta e quinta-feira (25 e 26/9), em Belém, a I Conferência de Ética e Legislação da Enfermagem. A conferência gratuita lotou o auditório do Hotel Sagres, com palestras, mesas de conversa e compartilhamento de experiências. “O evento veio pra justamente alinhar e uniformizar todos os processos, seja para estudantes de Enfermagem, enfermeiros, instituições e outros graduados”, parabenizou Adams Silva, presidente da Comissão de Ética de Enfermagem do hospital Ophir Loyola.

Para a enfermeira Marcandra Santos, da divisão de fiscalização do Coren-PA, ética é uma tema que nunca se esgota. “A prática da ética é um exercício diário”, afirmou. “Para nós, principalmente da fiscalização, debater o assunto é importantíssimo, porque o trabalho da ética é prevenção”, disse  Marcandra, que ministrou a palestra “Compreensão e Importância do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem para o Exercício da Profissão”.

Abrindo o segundo dia de atividades, o procurador-geral do Coren-PA, Braz Mello, ministrou a palestra “Comissão de Ética de Enfermagem: Qual o seu papel e como implementar?”. Temas como Assédio Moral e Violência no Ambiente de Trabalho da Enfermagem, Ética e Humanização nos Serviços de Saúde, Redes Sociais e Dilemas Éticos, formaram a programação no último dia de conferência, que  apresentou o trabalho das Comissões de Ética.

“Aos enfermeiros, técnicos e auxiliares, aos nossos amigos e agentes comunitários de saúde, os agentes de endemias, acadêmicos, pesquisadores, dentre outros: a Enfermagem é parceira de vocês em prol da saúde da população. Nós precisamos cada vez mais trabalhar juntos porque ninguém resolve o problema da saúde sozinho, mas apenas com um trabalho coletivo de muita integração, de muita responsabilidade e comportamento exemplar. Nós temos um compromisso de trabalhar para muito mais do que apenas capacitações. A gente quer que as comissões não sejam apenas figuras decorativas dentro do hospital, mas possam estar ajudando a dirigir problemas de todas as esferas”, concluiu Antônio Marcos Freire, presidente do Coren-PA

Fonte: Coren-PA

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais