Programa de Capacitação da Fiscalização finaliza atividades

Rio Grande do Sul foi o último estado a receber o treinamento promovido pelo Cofen. Desde julho, o programa de capacitação da fiscalização alcançou mais de 500 participantes.

02.10.2024

Treinamento no Rio Grande do Sul encerra atividades do pragrama de capacitação da fiscalização
Treinamento no Rio Grande do Sul encerra atividades do pragrama de capacitação da fiscalização

Visando o aprimoramento contínuo do trabalho de fiscalização do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, o Programa de Capacitação promovido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) encerra, nesta quarta-feira (2), o ciclo de treinamentos iniciado em fevereiro de 2024.

O curso percorreu 13 estados mais o Distrito Federal e reuniu representantes de 26 Regionais, totalizando mais de 500 participantes, entre enfermeiros fiscais, conselheiros regionais, advogados e áreas diversas. Rio Grande do Sul foi o último estado devido às chuvas que atingiram a população em julho.

Marisa Miranda, chefe do DFEP/Cofen, e Walkírio Almeida, enfermeiro fiscal

O enfermeiro fiscal Walkírio Almeida e a chefe do Departamento de Fiscalização e Exercício Profissional (DFEP/Cofen) Marisa Miranda apresentaram o novo Manual de Fiscalização, aprovado em agosto de 2023. A finalidade do programa, conduzido pela conselheira federal Helga Bresciani pelo DFEP, foi de aperfeiçoar o conhecimento sobre as normas do documento atualizado, que apresenta orientações mais claras e direcionadas sobre os procedimentos de fiscalização. Entre as novidades, está o maior dinamismo nos instrumentos fiscalizatórios, possibilitando maior participação da gestão nos processos de trabalho, bem como levantamento de dados, monitoramento e a avaliação das atividades de forma precisa.

Além da atualização do documento, o plenário do Cofen também aprovou a Resolução Cofen nº 725/2023, que estabelece normas e diretrizes para o Sistema de Fiscalização dos Conselhos de Enfermagem.

Última capacitação aconteceu em Porto Alegre, com representantes do Cofen e do Coren-RS

Marisa destaca a fiscalização como função finalística dos Conselhos de Enfermagem: “Ela corresponde, acima de tudo, a um ato pedagógico que busca estimular os valores éticos da profissão e assegurar a qualidade da assistência prestada à sociedade”.

“A gestão do Cofen possui o compromisso renovado de oferecer condições para uma atuação fiscalizatória bem-sucedida em todo o território nacional, e seguiremos trabalhando para cumpri-lo”, complementa a conselheira Helga, reafirmando o compromisso do Cofen.

Saldo positivo da capacitação

Como a diretrizes foram modificadas com relação ao antigo Manual de Fiscalização do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, o treinamento precisou envolver gestão, jurídico e fiscais, a fim de discutir os avanços e perspectivas do novo documento.

Resultados observados:

  • Fortalecimento da interação entre as áreas, criando um ambiente propício para fiscalizações com eficiência, eficácia e resolutividade.
  • Melhoria na eficiência e na qualidade do processo de trabalho da fiscalização, beneficiando diretamente a sociedade.
  • Por ser atividade finalística, foi possível observar o entendimento da gestão e sua inserção no processo.

Impactos sobre o processo de trabalho:

  • Oportunidades de aprendizado, crescimento pessoal e profissional, além de contribuição para o enriquecimento da fiscalização em nível individual e coletivo.
  • Os participantes puderam expandir suas habilidades técnicas e competências para entenderem a diferenciação entre o modelo antigo e o modelo novo do processo de trabalho.
  • Enfermeiros fiscais, gestores e corpo jurídico de diferentes Conselhos de Enfermagem puderam compartilhar conhecimento, diretrizes e instrumentos sobre a fiscalização de conformidade e operacional, planejamento e a transversalidade necessário para tornar o processo efetivo.
  • Exercício da fiscalização com práticas diferenciadas
  • Organização dos processos de fiscalização com otimização da qualidade do processo e resolutividade das ilegalidades e irregularidades encontradas na fiscalização.

Novos programas para a Fiscalização

Este ano, o Cofen inovou na área de Fiscalização com os programas Pró-ética e Pró-fiscalize e a publicação da Resolução 755/2024. O lançamento dos planos de incentivo fiscal aos programas de ética e fiscalização da nova gestão terão investimentos ampliados, com perspectivas de impacto direto na proteção, qualidade, autonomia e desenvolvimento da profissão. Já a normativa reestrutura e regulamenta a Força Nacional de Fiscalização (FNFIS), buscando melhorar as ações de fiscalização e o apoio operacional dos regionais como órgão permanente em todo país.

Fonte: Ascom/Cofen - Tânia Moraes

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais