Encontro das Comissões de Ética reúne mais de 250 profissionais em Santa Catarina

Evento abordou estratégias para enfrentar os desafios éticos enfrentados pelas comissões no estado

22.10.2024

Profissionais em auditorio pousando para foto, existe um grande volume com cerca de 260 pessoas
Mais de 100 Comissões de Ética de Enfermagem de Santa Catarina se reuniram em Florianópolis

Nos dias 17 e 18 de outubro, o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren-SC) realizou, em Florianópolis, o maior Encontro das Comissões de Ética de Enfermagem (CEEs) do estado. O evento reuniu enfermeiros, técnicos e auxiliares de todas as regiões para palestras, debates e troca de experiências.

Na abertura do evento, a presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo, destacou que a participação massiva dos profissionais em atividades coletivas resulta em uma visão mais ampla da categoria e, consequentemente, na valorização profissional. “Durante os anos em que dei aula, eu encorajava os alunos a participarem dos ambientes políticos, participarem das atividades e eventos do Coren-SC e da Aben-SC. Assim vocês terão um horizonte maior do coletivo dessa categoria. As pessoas as vezes desconhecem a beleza da sua profissão”, comentou.

Alberto Cabral, assessor legislativo do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), destacou os impactos de eventos de grande porte, como o Encontro das CEEs, no fortalecimento na atuação e a visibilidade da Enfermagem em todo o país. “Esse encontro terá repercussões em todo o Sistema Cofen/Conselhos Regionais. Agradeço pelo convite. Nossos conselhos profissionais têm um papel fundamental para a valorização da categoria”, afirmou.

A mesa de abertura do evento contou com a presença de Maristela Azevedo, presidente do Coren-SC; Alberto Jorge Cabral, assessor legislativo do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen); Henrique Manoel Alves, conselheiro e 2º tesoureiro do Coren-SC; e Maria Elizabeth Kleba da Silva, coordenadora da Comissão de Ética do Coren-SC.

Professora da UFSC realiza palestra de abertura

Na manhã de quinta-feira (17), a professora Flávia Ramos, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresentou a palestra de abertura sobre os “Desafios das Comissões de Ética frente aos problemas ético-disciplinares e processos de deliberação moral”. A apresentação estimulou a participação ativa dos profissionais presentes, que trouxeram questionamentos e compartilharam experiências de suas realidades.

No período da tarde, os participantes foram divididos em 24 grupos para discutir estudos de caso relacionados a denúncias éticas. Durante a atividade, cada grupo debateu e trocou impressões sobre as deliberações, utilizando cartazes e papéis coloridos para registrar suas conclusões e reflexões.

Segundo dia promove mais trocas de experiências

Na sexta-feira (18), a programação começou com uma mesa composta pelos membros da Comissão de Ética do Coren-SC (CEC), Lisa Kleba, Mira Dagostin e Ivonei Bittencourt. Cada um fez uma breve apresentação, trazendo dados sobre a atuação das Comissões de Ética em Santa Catarina.

“Hoje temos mais de 120 Comissões de Ética de Enfermagem em todo o estado, e é gratificante ver essa evolução, com mais e mais profissionais dedicados à ética na nossa profissão”, comentou Mira Dagostin. Os membros da CEC também saudaram os profissionais presentes, destacando a importância de sua participação.

Homem segurando microfone enquanto palestra para um grupo de pessoas no auditório
Encontro também reforçou o uso ético das mídias sociais no exercício da Enfermagem

“Cuidar do próximo e do colega ao nosso lado. Vocês têm uma importância muito grande, e essa presença de vocês aqui valoriza ainda mais essa categoria maravilhosa”, destacou Junior Wolff, conselheiro do Coren-SC na região de Lages.

Assessores do Coren-SC abordam a comunicação nas CEEs

Em seguida, os assessores de comunicação Rodrigo Moizeis e Nicolas Quadro apresentaram orientações sobre a relação entre a comunicação e as Comissões de Ética de Enfermagem, dando dicas de como divulgar ações e projetos das CEEs.

Helen Schmitt, do Departamento de Fiscalização do Coren-SC, também falou aos participantes, destacando o papel dos enfermeiros fiscais como referência no atendimento a denúncias e dúvidas relacionadas à ética profissional.

Uso das redes sociais é tema no evento

Na parte da tarde do segundo dia, o conselheiro do Coren-SC Henrique Alves abordou o uso das mídias sociais e suas implicações éticas para o exercício da Enfermagem. Lilian Benedet, do Departamento Jurídico do Coren-SC, complementou com uma explanação sobre o processo de acolhimento e encaminhamento de denúncias éticas, destacando a importância de procedimentos claros e precisos.

Fonte: Coren-SC

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais