Encontro discute o papel das comissões de ética nas instituições de saúde

Tema foi apresentado pelo presidente do Cofen durante evento do Coren Rondônia

30.10.2024

Três pessoas em uma mesa de evento e uma falando ao microfone
Evento teve como objetivo discutir avanços, desafios e aprendizados relacionados às comissões de ética

O presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) participou, nesta terça-feira (29), do 1º Encontro das Comissões de Ética de Enfermagem do Estado de Rondônia do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO), onde ministrou uma palestra sobre o papel das comissões de ética nas instituições de saúde. O evento teve como objetivo discutir avanços, desafios e aprendizados relacionados às comissões de ética, além de promover a atualização e o fortalecimento das práticas éticas entre os profissionais de Enfermagem

Ao longo da palestra, Neri abordou conceitos sobre ética e enfatizou a Resolução Cofen nº 593/2018, que regulamenta, no âmbito dos Conselhos Regionais de Enfermagem, a criação e o funcionamento das Comissões de Ética em instituições de saúde. Explicou que essas comissões desempenham funções educativas, consultivas e de conciliação, além de monitorar o cumprimento dos princípios éticos e normativos pelos profissionais.

“As comissões de ética nas instituições de saúde desempenham um papel fundamental para assegurar que as práticas profissionais sigam os princípios éticos e as normas regulamentares vigentes, promovendo um ambiente de trabalho responsável, seguro e transparente”, afirmou.

Neri também destacou como essas comissões fortalecem a qualidade e segurança do atendimento, prevenindo práticas inadequadas e reforçando a confiança dos pacientes. A atuação das comissões favorece um ambiente de cuidado mais seguro e humanizado, reduzindo conflitos e promovendo uma cultura ética que fortalece a imagem institucional.

Um homem falando ao microfone para várias pessoas
Neri destacou que as comissões nas instituições de saúde são essenciais para garantir que as práticas profissionais respeitem os princípios éticos e as normas regulamentares

O presidente mencionou ainda o processo de revisão do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, atualmente em andamento, que contará com a participação democrática da categoria. Explicando a necessidade dessa atualização, destacou que a Enfermagem passou por uma transformação nos últimos anos, especialmente com o surgimento de novas áreas de atuação.

“Hoje, nossos profissionais atuam em áreas que nem imaginávamos em 2017. A presença de enfermeiros na internet exemplifica bem essa evolução; muitos estão utilizando plataformas digitais para exercer a profissão, oferecendo conteúdos educativos e até obtendo uma fonte de renda relevante. Vemos profissionais de Enfermagem oferecendo capacitações online, disseminando conhecimento e até mesmo realizando consultas remotas através da teleconsulta, algo que não existia há poucos anos”, comentou.

Neri encerrou destacando o crescimento do empreendedorismo na Enfermagem, que se consolidou como um campo inovador e promissor. Citou, por exemplo, enfermeiros que se especializam na área de estética, ampliando o alcance da profissão. Contudo, alertou para os desafios éticos e regulamentares que esse avanço traz, reforçando a necessidade de adequar as normas para garantir a qualidade e a segurança no atendimento à população.

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais