Câmara Técnica de Educação, Pesquisa e Inovação em Enfermagem discute abordagens para qualificação profissional

Participantes destacaram a importância de integrar teoria e prática no ensino. Reunião planejou ações para o próximo ano

11.11.2024

Seis pessoas reunidas
A câmara deixou claro a importância do combate à educação a distância

Desenvolver diretrizes para promover a formação e qualificação dos profissionais é um dos objetivos da Câmara Técnica de Educação, Pesquisa e Inovação em Enfermagem. Entre os dias 6 e 8 de novembro, os membros da câmara se reuniram na sede do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em Brasília, para analisar pareceres que orientarão o planejamento das ações para o próximo ano. A iniciativa também avaliou normas para o desenvolvimento das câmaras da autarquia.

Os participantes destacaram a importância de integrar teoria e prática no ensino, visando uma preparação adequada para a formação e pós-graduação do profissional de Enfermagem. 

Desde 2019, as instituições podem oferecer até 40% da carga horária de cursos presenciais de forma remota, enquanto os cursos online são obrigados a incluir 30% de atividades presenciais. Já os cursos de especialização somente poderão ser oferecidos na modalidade a distância por instituições credenciadas para esse fim.  

A Câmara de Educação, Pesquisa e Inovação em Enfermagem entende que a redução de atividades práticas pode afetar diretamente o desenvolvimento de competências da Enfermagem, que só podem ser realizadas nos processos de cuidados estabelecidos diretamente no contato com o paciente, sua família e com a própria equipe de saúde.

Sete pessoas sentadas ao redor de uma mesa.
Membros da Câmara Técnica de Educação, Pesquisa e Inovação em Enfermagem

“A qualidade da formação deve ser sempre foco, tanto na graduação, quanto na pós-graduação para que o atendimento à população seja de qualidade. O que queremos é uma Enfermagem competente que os profissionais consigam exercer com maestria o seu papel”, afirmou Ítalo Silva, membro da Câmara técnica de Educação, Pesquisa e Inovação em Enfermagem.

A falta de cumprimento das especificações das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) permite que instituições reduzam a carga presenciais, comprometendo assim a qualidade do ensino e a preparação dos profissionais para o mercado de trabalho.

Durante a reunião, a câmara deixou claro a importância do combate à educação a distância e planeja, por intermédio do Ministério Público, uma ação conjunta de fiscalização as instituições.

No encontro, também foi avaliado um projeto de saúde mental, incluindo a Enfermagem em liderança de alta performance, contribuindo com os profissionais de outras áreas a integração de arte e cultura na área da Enfermagem, aspectos que ainda estão em desenvolvimento.

Fonte: Ascom/Cofen

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