Coren-RR faz interdição do serviço de Enfermagem no Abrigo Infantil em Boa Vista

Medida foi tomada após reiteradas notificações do Coren-RR, pela falta de profissional de enfermagem no local.

05.12.2024

Integrante do Coren-RR em frente ao abrigo infantil
Medida foi tomada após reiteradas notificações do Coren-RR

O Conselho Regional de Enfermagem de Roraima (Coren-RR) realizou na manhã desta quarta-feira, 4, a interdição ética dos serviços de enfermagem no Abrigo Infantil Pedra Pintada, em Boa Vista.

De acordo com a presidente do Coren-RR, Tarcia Barreto, a medida, embora extrema, foi necessária para garantir a segurança e a dignidade dos profissionais de Enfermagem e, sobretudo, das crianças atendidas no local.

“A decisão foi baseada em uma análise criteriosa das condições de trabalho e da assistência prestada, que apresentaram irregularidades incompatíveis com os princípios éticos e técnicos que regem a profissão de enfermagem. Foi constatada a falta de enfermeiros e por essa razão os técnicos de enfermagem estavam desenvolvendo atividades inerentes a este profissional, sem segurança técnica e ética. Essas condições colocavam em risco tanto os trabalhadores quanto as crianças sob seus cuidados”, explicou a enfermeira.

Ela reforçou que a interdição ética não é uma medida punitiva, mas um ato de responsabilidade social e profissional e que a missão do Coren-RR é zelar pela boa prática da enfermagem, e, nesse caso específico, pelo bem-estar das crianças, que merecem uma assistência digna e de qualidade.

“Nosso objetivo é restabelecer as atividades de enfermagem no abrigo o mais breve possível, mas somente após termos a garantia de que as condições de trabalho e assistência estejam plenamente regularizadas”, justificou Tarcia.

Ela afirma ainda que a enfermagem é uma profissão que se compromete com o cuidado humano em todas as suas dimensões e o Coren-RR não pode permitir que os profissionais sejam expostos a condições de risco ou que a assistência prestada seja comprometida por fatores alheios à sua competência.

“Seguimos abertos ao diálogo e comprometidos em contribuir com soluções que promovam a melhoria da estrutura e da assistência no abrigo. A saúde e o bem-estar das crianças devem ser a prioridade de todos nós”, finalizou Tarcia.

Outro lado

O site Roraima em Foco entrou em contato com a Prefeitura de Boa Vista para obter explicações sobre a medida do Coren-RR e que providências serão tomadas para sanar o problema e aguarda posicionamento.

Fonte: Roraima News

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais