Cofen capacita equipe de fiscalização do Coren-PB nas áreas de urgência e emergência pré-hospitalar

Objetivo foi discutir as resoluções que regulamentam a atuação dos profissionais de Enfermagem nas áreas de urgência e emergência pré-hospitalar, além de avaliar a aplicação prática dessas normativas no cotidiano dos profissionais

04.02.2025

Programação incluiu visitas técnicas em unidades de suporte básico e avançado 

Entre os dias 29 e 31 de janeiro, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) promoveu uma capacitação voltada para a equipe de fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB), na cidade de João Pessoa. O objetivo foi discutir as resoluções que regulamentam a atuação dos profissionais de Enfermagem nas áreas de urgência e emergência pré-hospitalar, além de avaliar a aplicação prática dessas normativas no cotidiano dos profissionais.

Os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar o debate sobre os desafios enfrentados na assistência direta, além de sugerir possíveis atualizações em alguns atos normativos. A programação incluiu uma visita técnica ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de João Pessoa, onde a equipe conheceu em detalhes as Unidades de Suporte Básico (USB) e as Unidades de Suporte Avançado de Vida (USA). A visita também incluiu a apresentação das motolâncias, veículos motorizados tripulados por enfermeiros e técnicos de Enfermagem que operam ininterruptamente, prestando o primeiro atendimento aos pacientes críticos até a chegada das unidades de suporte avançado.

Os fiscais foram recebidos pelo Grupamento de Operações Aéreas (GOA) do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba e pelo Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Secretaria de Segurança e Defesa Social da Paraíba. Nessa etapa, a equipe conheceu as especificidades do serviço aeromédico prestado por aeronaves de asas fixas e rotativas, que desempenham papel essencial no atendimento de emergências em regiões de difícil acesso.

Participantes aprofundaram o debate sobre os desafios enfrentados na assistência direta, além de sugerir possíveis atualizações em alguns atos normativos

A capacitação foi encerrada com uma visita à Base de Resgate da Polícia Rodoviária Federal, um modelo inovador no país, que integra uma Unidade de Resgate operada por um policial rodoviário federal especializado, acompanhada por enfermeiros e técnicos de Enfermagem do SAMU João Pessoa. Esse modelo único de operação realiza Práticas Avançadas de Enfermagem, seguindo protocolos institucionais e sob regulação médica, com o objetivo de garantir a segurança e a eficiência no atendimento aos pacientes.

Para Eduardo Fernando de Souza, chefe da ouvidoria-geral do Cofen, a capacitação é essencial para aprimorar o processo de fiscalização, proporcionando uma ampliação das competências técnicas e científicas dos fiscais. “A metodologia de ensino ativa adotada associou as legislações que regem o exercício da enfermagem nas situações de urgência e emergência à realidade prática dos profissionais que atuam diretamente no atendimento à população”, afirma.

Fiscais conheceram diversas áreas de urgência e emergência pré-hospitalar

A chefe do setor de fiscalização do Coren-PB, Graziela Cahu, destacou a importância da capacitação para melhorar a análise crítica da equipe de fiscalização, especialmente em contextos de alta complexidade, como o atendimento pré-hospitalar. Ela enfatizou a relevância de alinhar o conhecimento teórico com as situações práticas enfrentadas pelos profissionais de saúde, identificando desafios e discutindo melhorias nos processos de trabalho. “Esse intercâmbio de experiências é fundamental para fortalecer a atuação fiscalizatória e, consequentemente, garantir a segurança e a qualidade da assistência prestada à população”, salientou.

 

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais