Cofen e deputadas da Enfermagem reúnem-se com ministra da Saúde, Nísia Trindade

Parlamentares trataram sobre o SIV e projetos de lei de interesse da categoria

14.02.2025

Enfermeira Rejane, Nísia Trindade e Ana Paula Brandão

O reconhecimento e a garantia das prerrogativas e competências da Enfermagem no Suporte Intermediário de Vida (SIV) é uma condição indispensável para a qualidade da assistência prestada aos pacientes, principalmente no momento em que as pessoas mais precisam de socorro, nas situações de urgência e emergência. 

Em agenda com a ministra da Saúde Nísia Trindade, a deputada federal e segunda tesoureira do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) Ana Paula Brandão e a deputada federal Enfermeira Rejane trouxeram essa questão à tona, com uma proposta de solução.

“É fundamental que o SIV seja incluído na Portaria 2.048/2002 e que o Art. 44º da Portaria de Consolidação 3/2017 seja atualizado, garantindo respaldo legal e melhores condições para os profissionais de Enfermagem que atuam nessa área. Essa demanda já tramita no Ministério da Saúde e seguimos pressionando para que se torne realidade”, destaca Ana Paula.

Durante o encontro, as parlamentares trataram com a ministra sobre ações de qualificação e valorização da Enfermagem, assim como os projetos de lei de interesse da categoria que tramitam no Congresso Nacional e precisam de apoio do governo.

“Nossa bancada está mobilizada em torno de projetos que tratam sobre o rejuste do piso e a fixação da jornada de 30 horas para a Enfermagem. Chegou o momento de definir esses temas”, considera a deputada Enfermeira Rejane.

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais