Cofen fortalece educação corporativa para qualificação dos Conselhos de Enfermagem

Iniciativa visa qualificar empregados públicos, conselheiros federais e regionais, colaboradores e profissionais de Enfermagem

14.02.2025

Cofen fortalece educação corporativa para qualificação dos Conselhos de Enfermagem
Iniciativa busca aprimorar a prestação de serviços à sociedade e fortalecer o papel da categoria no Brasil

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) tem investido na educação corporativa para qualificar empregados públicos, conselheiros federais e regionais, colaboradores e profissionais de Enfermagem. A iniciativa busca aprimorar a prestação de serviços à sociedade e fortalecer o papel da categoria no Brasil.

Com esse propósito, foi instituído o Comitê de Apoio ao Desenvolvimento da Educação Corporativa do Cofen (Cadecc), por meio da Decisão Cofen 187/2024 e da Portaria Cofen 1857/2024. O comitê tem a missão de fortalecer e assessorar o Departamento de Educação Corporativa do Cofen (DEC) na criação e implementação de estratégias educacionais dentro do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem.

Dando continuidade às ações voltadas à qualificação, nas reuniões realizadas em janeiro e fevereiro de 2025, o comitê discutiu temas como o trabalho desenvolvido pelo DEC, a elaboração de treinamentos para os integrantes do Conselhos de Enfermagem e a criação de um MBA voltado para atividades finalísticas do Cofen – abordando ética profissional, registro e cadastro, além da fiscalização do exercício profissional da Enfermagem. Também foi debatida a formulação da política de educação corporativa da autarquia, que visa consolidar diretrizes estratégicas para o desenvolvimento contínuo de seus membros.

Cofen fortalece educação corporativa para qualificação dos Conselhos de Enfermagem
Comitê tem a missão de fortalecer e assessorar o Departamento de Educação Corporativa do Cofen

Para David Lopes, coordenador do comitê, a implementação dessa política representa um investimento contínuo na qualificação dos profissionais do Sistema Cofen/Conselhos Regionais. “A Política de Educação Corporativa é uma estratégia essencial para desenvolver o capital humano da autarquia e prepará-lo para os desafios atuais e futuros. Esse processo estabelecerá um sistema de aprendizado eficaz, alinhado à missão, visão e objetivos institucionais, promovendo o sucesso organizacional por meio da capacitação de empregados públicos, conselheiros federais e regionais, colaboradores e profissionais de Enfermagem”, ressaltou.

Além de contar com o respaldo do Cadecc, a política de educação corporativa também é reconhecida como essencial por gestores do setor. O chefe do DEC, Ronaldo Freire Ramos, reforçou a importância da iniciativa para o fortalecimento do setor. “O Cofen segue avançando na implementação de políticas inovadoras, buscando a excelência tanto na gestão da autarquia quanto na qualificação dos profissionais de Enfermagem. Essa iniciativa reflete o compromisso com a valorização da categoria e a melhoria contínua do cuidado em saúde, especialmente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou.

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais