#06 Cofen/Capes: Curso fortelece raciocínio diagnóstico do enfermeiro

Composto por quatro tópicos, o curso, em formato híbrido, utiliza Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), e resulta da pesquisa de mestrado profissional da enfermeira Patrícia Poltronieri

20.02.2025

Curso de formação fortalece o raciocínio diagnóstico do enfermeiro na identificação dos diagnósticos de Enfermagem. Composto por quatro tópicos, com carga horária total de 42 horas, o curso, em formato híbrido, utiliza Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), e resulta da pesquisa de mestrado profissional da enfermeira Patrícia Poltronieri. O curso aborda aspectos relacionados a Sistematização da Assistência de Enfermagem, Processo de Enfermagem e Consulta do Enfermeiro; Processo do raciocínio diagnóstico; Classificações em Enfermagem; Estudos Clínicos, tendo como público-alvo enfermeiros de um hospital do extremo oeste catarinense, onde atua a autora.

O estudo integra a o macropesquisa “Desenvolvimento de tecnologias para a implantação e implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem” proposto pelo Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), contemplado pelo edital de parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Patrícia atuou, ainda na graduação, com a sistematização de assistência de Enfermagem. “Posteriormente migrei para atividades de cunho assistencial, onde percebi a dificuldade dos enfermeiros no desenvolvimento do raciocínio clínico e diagnóstico perante os Diagnósticos de Enfermagem e então a necessidade de uma tecnologia educacional que pudesse fortalecer este processo”, explica.

A oportunidade de desenvolver uma tecnologia voltada à sua prática profissional e às necessidades do local de trabalho surgiu com o ingresso no Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde (MPEAPS), através do edital Cofen/Capes.

Novo Profen formará 420 mestres e 80 doutores em Enfermagem

O Cofen e a Capes/MEC formalizaram, em agosto de 2024, novo Acordo de Cooperação Técnica para lançar o maior programa de financiamento de mestrado e doutorado profissional em Enfermagem do país. Entre as novidades, estão a inclusão de vagas para doutorado profissional em Enfermagem, a destinação de verba de capital para aquisição de softwares de análise de dados, notebooks e outras demandas dos alunos, conforme as normas da Capes/MEC, além da criação de vagas de mestrado para enfermeiros atuantes em regiões de fronteira (Mercosul) e a atualização dos valores das verbas de custeio por aluno.

O Profen prevê a formação, ao longo de cinco anos, de 420 enfermeiros mestres e 80 enfermeiros doutores em Enfermagem. O programa financia a criação de vagas em universidades e está voltado para profissionais com vínculo empregatício na rede de saúde pública municipal, estadual, federal, além de instituições privadas e filantrópicas que prestam serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Confira essa e outras teses e dissertações do mestrado profissional Cofen/Capes na multiplataforma Cofenplay.

 

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais